buscar
´

Abrir conta poupança online

Ter um lugar seguro onde podemos guardar dinheiro é de suma importância nos dias atuais. Com o maior acesso da população as instituições bancárias, o número de clientes aumentou consideravelmente e, com eles, surgiram as diversas dúvidas sobre os tipos de conta existentes.

Economia
2 anos atrás
Abrir conta poupança online

Um dos tipos de conta que vem se tornando cada vez mais habitual entre os brasileiros é a famosa conta poupança. Esta modalidade funciona como uma conta corrente normal, porém com algumas limitações. Com o avanço da tecnologia nos dias atuais e a praticidade de abrir contas corrente de forma online, eis então a questão: É possível abrir uma conta poupança online?

Como funciona a conta poupança?

A conta poupança é uma modalidade para quem está procurando guardar dinheiro a longo prazo e também espera ganhar juros em cima do dinheiro que por lá ficará guardado.

Na grande maioria dos bancos que possuem esta modalidade de conta, se você já é um correntista, uma conta poupança será automaticamente criada no exato momento em que a conta corrente for aberta.

Cada banco possui suas regras com a poupança, como por exemplo a Caixa permitem movimentação máxima de 3.000 reais mensalmente, mas no geral uma regra universal é adotada pelos bancos, onde para a conta poupança ser ativa é necessário que haja um depósito inicial. A rentabilidade é de 0,5% se a taxa Selic anual for superior a 8,5%, caso contrário a rentabilidade será de 70% desta taxa (não adianta fugir disso, todas as instituições que possuem a modalidade de conta poupança seguem a mesma taxa).

Todas as contas poupança não possuem taxa de administração nem são taxadas no Imposto de Renda, sendo por essas condições uma modalidade “barateada” de se guardar dinheiro no banco.

Os únicos bancos que contam com a modalidade de conta poupança são a Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Banco Inter e Sicoob.

Como abrir uma conta poupança online?

Poupança online
Poupança online

Chegamos na parte aonde você provavelmente irá se decepcionar com o que falaremos: Tirando o Banco Inter (que é 100% digital), todas as outras instituições não realizam o processo de abertura de conta poupança pela internet, obrigando o cliente a se dirigir até uma agência para abrir a conta.

Alguns bancos como o Santander, o Bradesco e o Itaú disponibilizam um formulário para ser preenchido pela internet que, quando apresentado na agência no ato de abertura da conta, agiliza o processo e faz com que não demore tanto como demoraria em uma abertura de conta convencional (mas mesmo assim exige que o cliente se dirija até a agência).

Os bancos exigem que você apresente um documento de identidade com foto, CPF (todos originais), comprovante de residência e comprovante de renda (exceto o Bradesco).

Com os documentos entregues, basta agora realizar um depósito na conta que ela já estará funcionando. Dentro de alguns dias, chegará em sua residência um cartão de débito com a finalidade de consultar o saldo na conta.

Devo optar pela poupança?

Já se foi o tempo onde guardar o dinheiro na poupança era sinônimo de bom investimento com bom retorno e risco quase zero. A segurança que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) reembolse o consumidor em até 250 mil reais caso a instituição declare falência faz com que as pessoas se sintam mais seguras em investir seu dinheiro.

Porém como dito acima, a poupança não está em seus melhores dias de rentabilidade e, por sua vez, só costuma atrair interesse por ser uma modalidade extremamente segura de guardar dinheiro.

Porém, existem outras diversas maneiras de se investir o dinheiro para gerar maior rentabilidade e com uma segurança similar senão igual a da poupança que vem fazendo com que as pessoas venham a preterir a conta poupança.

Investimentos como o Tesouro Direto, os CDBs e o LCI são alguns dos estilos de investimentos onde a rentabilidade é maior do que a poupança e possuem uma segurança similar a mesma. O CDB, por exemplo, também possui o FGC e tem resultados muito maiores do que a poupança.

Caso sua intenção seja de apenas guardar o dinheiro sem se preocupar com o rendimento, a conta poupança pode ser uma excelente escolha. Agora caso queira fazer um “pé de meia”, o mais aconselhado é fugir da poupança e diversificar seus investimentos em busca de outros métodos com maior rentabilidade e com a mesma segurança (ou menor se quiser melhores resultados, depende de seu perfil).

*Com informações da Caixa, Santander e Itaú.

O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...
Entenda o que é COE, o Certificado de Operações Estruturadas
Entre os tipos de COE existentes, podemos citar os dois grandes grupos existentes, sendo eles o COE com Capital Garantido e o COE com Capital de...
Qual a coisa mais importante ao comprar ações?
Lynch ainda diz que por trás de cada papel, sempre existe uma empresa por trás, e que a mesma é a chave para a valorização daquela ação. Por exemplo, a Coca Cola tem um...
O Que São Debêntures
Especificamente debêntures são conhecidas como Bonds no exterior, é um título de dívida de empresa que oferece direito de crédito ao investidor. Trata-se de uma renda fixa,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...