buscar

Coisas que você não precisa pagar nunca

Em nosso cotidiano nos deparamos com diversas coisas simples e que geralmente pagamos por desinformação, sendo que na verdade elas são de nosso direito e podem ser gratuitas.

Economia
2 meses atrás
Coisas que você não precisa pagar nunca

Hoje, vamos mostrar uma lista de coisas que estão inseridas em nosso dia-a-dia, mas que mesmo assim nós pagamos muitas vezes por não saber que temos direito. Inclusive, algumas destas coisas são de cair o queixo!

Viagens gratuitas de ônibus

Se você é idoso e tem uma renda de até dois salários mínimos, sabia que você tem direito de fazer viagens interestaduais de forma gratuita por meio dos ônibus?

De acordo com o estatuto do idoso, toda empresa de ônibus é obrigada a separar dois assentos de todos seus veículos para serem reservados para idosos poderem viajar de forma gratuita. Então, caso conheça alguém que se enquadre nessas condições, basta apenas solicitar a passagem no saguão da empresa e aproveitar sua viagem!

Tratamento para parar de fumar

O vício causado pela nicotina é um dos maiores problemas existentes não apenas no Brasil, mas também no mundo. Existe sim tratamento para dependentes do cigarro, mas geralmente eles são pagos e custam muito dinheiro, certo?

Não exatamente! O SUS oferece todo um programa de tratamento para aqueles que desejam parar de fumar, oferecendo desde os medicamentos até consultas com psicólogos para aqueles que querem se livrar o vício. Uma ótima alternativa para quem quer largar o cigarro de vez sem ter que gastar dinheiro!

Cartão de crédito

Quando falamos de cartões de crédito, estamos falando de um dos itens que mais te oferecem itens que você não precisa pagar, mas acaba pagando por desinformação!

Quando você contrata o cartão de crédito, vão te oferecer um seguro para o mesmo, dizendo que é para eventuais perdas e roubos do mesmo. Acontece que, em caso de roubo, caso o B.O seja apresentado, o banco é obrigado a arcar com o cartão de crédito e te dar um novinho sem precisar pagar seguro algum!

E ainda falando do cartão, todos os meses é cobrada a anuidade do cartão, que nada mais é do que um valor mensal que você paga por estar usando o cartão naquele ano. Existem duas formas de você não pagar mais a anuidade, sendo gastando mais dinheiro mensalmente ou…pedindo para não cobrar!

Isso mesmo! Ligue para o seu banco e peça para a anuidade não ser mais cobrada, caso contrário você terá que cancelar o cartão e ir para o concorrente. Caso isso, não funcione, tente falar com outra pessoa até ter seu problema resolvido.

Mas os cartões de crédito também nos escondem coisas boas! Você sabia que, na maioria dos cartões, ao comprar uma passagem aérea com ele você tem direito ao seguro viagem gratuito? Pois com o seguro grátis, você poderá viajar mais tranquilo e sem precisar desembolsar um dinheiro extra.

Banco

Com mais pegadinhas do que o cartão de crédito, somente quem emite eles: O próprio banco! Uma série de itens são oferecidos e cobrados sem que os clientes saibam, portanto é preciso ficar esperto!

Primeiramente, você sabia que é possível ter uma conta em qualquer banco sem pagar nada? Basta pedir a cesta de serviços essenciais, onde você tem direito de acordo com a lei a itens como 4 saques e 2 transferências para o mesmo banco, 1 extrato anual, cartão de débito e consultas ilimitadas no internet banking.

E também não caia na velha história das vendas casadas dos bancos, afinal isso é ilegal! Muitas pessoas acreditam que para pegar um empréstimo em algum banco é necessário adquirir algum outro produto desta instituição como uma conta bancária por exemplo, mas isso é falso e, como dito acima, caso seja oferecido isso para você, saiba que é um crime passível de pena.

Gorjeta em restaurantes

No Brasil criou-se o hábito de pagar uma gorjeta, também conhecida como taxa de serviço, nos restaurantes. Mas você sabia que você não é obrigado a pagar por essa taxa?

O pagamento é voluntário e vai de cliente para cliente decidir de paga essa taxa ou não. Outra coisa é que alguns restaurantes estipulam o valor fixo de 13% como gorjeta, sendo que na verdade fica a cargo do cliente escolher o valor a ser dado.

Água filtrada em restaurantes

Essa regra infelizmente só é valida no estado do Rio de Janeiro, mas por ser algo básico deveria ser adotada em todo o território nacional.

Com toda certeza você já achou um absurdo ter que pagar para tomar um copo d’água m um restaurante, certo? Pois saiba que no RJ todos os estabelecimentos são obrigados a te fornecerem água caso você peça, uma vez que toda a água do estado é filtrada, então a água que será oferecida para você provavelmente virá da torneira.

Meia entrada para doadores de sangue

Esse direito é desconhecido por algumas pessoas, só é valido em alguns estados mas é extremamente vantajoso: Você sabia que doadores de sangue tem direito a meia entrada?

É isso mesmo! Se você é dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, basta apresentar sua carteirinha de doador de sangue que automaticamente você terá direito a sua meia entrada em eventos culturais, esportivos, cinemas, exposições entre outros.

Advogado

Precisar de um advogado é essencial em algumas horas, mas os mesmos cobram caro e nem todos tem o dinheiro para arcar com o que os mesmos pedem. Mas saiba que é possível ter direito a um advogado de maneira gratuita.

Se você não tem condições de arcar com os honorários de um advogado, entre com um pedido no estado que o mesmo lhe fornecerá os serviços de um advogado contratado pelo mesmo pelo programa de justiça gratuita.

Também existe a modalidade de Pequenas Causas, onde em causas de até 20 salários mínimos, você pode entrar no Pequenas Causas e o seu processo irá diretamente para o juiz, sem ser preciso contratar um advogado.

Internet, água e luz enquanto viaja

Você sabia que pode suspender suas contas de água, luz e internet enquanto viaja, não pagar por elas e retoma-las quando voltar?

Para isso, basta telefonar para as empresas que te fornecem o serviço e pedir o desligamento por um período determinado de tempo. Ao final, basta pedir para ligar os equipamentos novamente e tudo voltará a ser como era sem que você seja cobrado!

Com dicas como essas, você consegue economizar uma grande quantidade de dinheiro que, ao final do mês, pode fazer total diferença para você conseguir alcançar aquele seu sonho que você tanto almeja!

Quanto custa sair de casa?
Sair da casa dos pais é o sonho de muitos jovens não só no Brasil como pelo Mundo, afinal, todos querem ter um canto para chamar de seu,...
Por que os bancos querem suas chaves do Pix? Entenda
Novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas, o Pix vai funcionar de forma parecida com as transferências DOC e TED. A vantagem é...
Como ter sua conta poupança
A poupança é o investimento mais popular no Brasil, sendo a escolha de 65% dos brasileiros. A poupança trata-se de uma conta para guardar dinheiro, mas também pode ser usada...
Veja como pagar menos conta de luz
A conta de luz sempre pode nos trazer surpresas, sendo elas 99% das vezes negativas, com você tentando entender de onde saiu todo aquele valor que veio na conta e que você terá...
Dicas sobre Minimalismo na sua vida econômica
O hábito de investir é extremamente presente na vida dos minimalistas, afinal eles também precisam do dinheiro para sobreviver. Além disso, o dinheiro tem um papel fundamental...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...