buscar
´

Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente

Segundo o presidente (ditador) da China, Xi Jinping, ninguém poderá parar o povo chinês de avançar. Essa frase foi dita por Mao Tsé-Tung no mesmo local onde fora fundada a República Popular da China, em 01 de outubro de 1949.

Economia
4 semanas atrás
Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente

Para comemorar essa data, houve um desfile militar com participação de 100 mil pessoas, com presença de tanques, aviões, com muitas inovações tecnológicas da parte comunista que é considerada uma ditadura, mas com mercado aberto aos investimentos estrangeiros. Entre essas inovações , estava um drone hipersônico e um míssil balístico nuclear que pode transportar 10 ogivas nucleares que podem ser lançadas para qualquer parte dos Estados Unidos .

Da pobreza ao desenvolvimento

Durante muitos anos, a população da China passava fome, tinha praticamente ausência de industrialização e era o exemplo de como o antigo império se destruía por erros políticos, econômicos.

A China possuí uma enorme herança cultural
A China possuí uma enorme herança cultural

O plano de recuperação chinês foi incrível: permitiu que saísse da miséria e sua economia só perde para a dos EUA, em relação ao tamanho. Maciços investimentos de dinheiro em tecnologia fizeram com que a China se tornasse o maior centro de inovação tecnológica do mundo e realmente desafiando o poderio norte americano.

Hong Kong
Hong Kong

Panorama atual

O presidente da Xiaomi, indústria produtora de celulares afirmou que o futuro pertence a China, quando esteve numa conferência em São Francisco – EUA.

A empresa lançou recentemente seu modelo com a tecnologia 5G, que é um sistema revolucionário de conectividade. Além de tudo isso, o investimento da China em educação foi muito pesado.

Até mesmo por isso que se acredita se que, em cinco anos (ou até menos tempo), a China ultrapassará os estudos em relação aos Estados Unidos nessa área.

Celular Xiaomi
Celular Xiaomi

No ensino superior investiram 250 bilhões de dólares no último ano entre universidades chinesas e envio de alunos a instituições internacionais. Por conta disso que poucas empresas no mundo alcançaram avanço e sucesso tão rápido como as chinesas.

Um exemplo é a Didi, criada em 2012, que verifica a uma velocidade incrível os gargalos no transporte. Tal fato tornou o UBER obsoleto que acabou sendo comprado pela Didi. O mundo tem copiado esse modelo o que é um fato muito curioso pois, a China sempre foi conhecida por clonar produtos de seus concorrentes.

São 5 centros nacionais de inovação, o que poderíamos chamar de vale do silício chinês. Os produtos fabricados nessa região, conseguem ser 60% mais baratos dos que os produzidos nos EUA.

A cidade de Shenzen, se consolidou maior polo de produção de smartphones, com produção de 1 bilhão de aparelhos, num total mundial de 1,8 bilhão produzidos.
O trânsito da China é caótico, mas isso não impede a calmaria. Isso se deve ao fato de terem a maior frota de carros elétricos do planeta. Outro fato que garante o silêncio São radares que identificam quem está buzinando, emite uma multa que simultaneamente chega ao smartphone do motorista estressado. Câmeras também realizam reconhecimento facial de quem comete infrações.

Quando as câmeras não reconhecem o indivíduo por alguma mudança física, o policial fala imediatamente no smartphone da pessoa.

E o futuro?

A China promete seguir crescendo
A China promete seguir crescendo

O presidente da China planeja que, em 2025 o país alcance a meta de deixar de ser conhecido por mão de obra barata e cópia de inovações norte americanas para ser reconhecido o maior centro inovador tecnológico.

O presidente dos EUA, Donald Trump alimenta um grande conflito com a China desde 2017, que vai muito além de uma disputa tarifária.

Em 2018 os EUA proibiram a entrada da Huawei no país (empresa líder no desenvolvimento da tecnologia 5G). Também foi assinado pelo governo dos Estados Unidos um documento que proíbe a compra de tecnologia americana por chineses.

A China vem, então, alcançando a posição de gigante asiático, mesmo com governo de cunho muito autoritário em relação à população, mas com uma economia liberal e internacionalizada.

Cuidado com o financiamento taxa zero
Para algumas pessoas comprar um automóvel 0Km é um sonho, para outros uma necessidade que acomete a cada dois ou três anos – quatro no máximo – e para outros a única...
Como consultar e receber o pagamento do PIS e Pasep
O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta...
Como consultar o saldo FGTS pelo aplicativo da Caixa
Desde que foi anunciado que o FGTS estaria disponível para ser sacado por todos os trabalhadores que tem direito ao mesmo, muitos ficaram extremamente ansiosos com o que poderiam...
Receita liberou o quinto lote de restituição do IRPF 2019
A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote de...
Consultar FGTS e Saque-aniversário: poderei sacar meu FGTS todo ano?
Uma comemoração para muitos brasileiros é a chance de poder complementar a renda anual com o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da primeira retirada...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...