buscar
´

Como funciona a economia do Brasil

O Brasil é dono de uma economia sólida com possibilidades de execução de várias atividades econômicas e exporta uma infinidade de produtos. As atividades de agropecuária, indústria e serviços são as mais operantes e contribuem para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Economia
4 semanas atrás
Como funciona a economia do Brasil

Conheça a economia do Brasil

Segundo dados do FMI, em 2018 a economia brasileira foi considerada a nona maior economia mundial e a primeira da América Latina. O PIB do Brasil é calculado em 2,14 trilhões de dólares. O país atingiu a sétima posição na economia mundial em 1995 e se manteve entre as dez primeiras economias desde então.

O Brasil é um dos participantes que formam o grupo BRICS, conhecido como os “Cinco Grandes” do mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico. Também é membro do Mercado Comum do Sul (Mercosul), da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), do G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns.

Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo. Ainda é líder na produção de açúcar e derivados da cana, celulose e frutas tropicais. É também o pioneiro na introdução de um biocombustível, o etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar.

Além de possuir uma importante indústria de carne, com a criação e abate de animais, ocupando o posto de terceiro produtor mundial de carne bovina. Em termos de indústria de transformação, o Brasil se destaca na produção de peças para abastecimento dos setores automotivos e aeronáuticos.

Da mesma forma é um dos principais produtores de petróleo do mundo, e se destaca na produção de minério de ferro. O país também dispõe de setor tecnológico sofisticado e desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves.

O setor de serviços representa a maior parte do PIB, com 66,8%, seguido pelo setor industrial, com 29,7% (estimativa para 2007), enquanto a agricultura representa 3,5% (base em 2008). A força de trabalho brasileira é estimada em 100,77 milhões, dos quais 10% são ocupados na agricultura, 19% no setor da indústria e 71% no setor de serviços.

Exportação

Cerca de 60% das exportações do país referem-se a produtos manufaturados e semimanufaturados. As exportações atingiram em 2008 a quantia de US$ 197,9 bilhões, e as importações US$ 173,2 bilhões, é claramente visível que o país exportou mais que importou.

Os principais produtos que o Brasil exporta são: minério de ferro, aço, soja e derivados, automóveis, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e carne de frango.

Os produtos mais importados pelo país são: petróleo bruto, produtos eletrônicos, peças para veículos, medicamentos, automóveis, óleos combustíveis, gás natural e motores para aviação.

A economia por região do Brasil

Cada região brasileira apresenta particularidades nas atividades econômicas, são elas:

Norte

A economia da região Norte baseia-se, principalmente, no extrativismo vegetal de produtos como madeira, látex, açaí e castanha. A atividade de mineração também é muito forte na região, principalmente extração de ferro, cobre e ouro.

Nordeste

A economia dessa região é bem diversificada, tem a cana-de-açúcar é o principal produto agrícola, mas o turismo é também muito forte nessa região, há uma grande presença de indústrias, agronegócio e exploração de petróleo.

Centro-Oeste

A economia gira em torno da agropecuária (plantações de soja, milho, entre outros), pecuária bovina e indústrias.

Sudeste

Apresenta o maior parque industrial do Brasil. Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país. Os serviços e o comércio são bem sofisticados e diversificados, além de representarem a principal atividade econômica da região.

Sul

Do Sul que surge a maior parte das riquezas do setor de serviços, o ramo industrial é representado, principalmente, pelos setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. A agropecuária também se destaca nesta região.

Alguns especialistas em economia, como o analista Peter Gutmann, afirmam que em 2050 o Brasil poderá vir a atingir estatisticamente um PIB de 11,3 trilhões de dólares e um PIB per capita de 49 759 dólares estadunidenses, tornando-se a quarta maior economia do planeta.

*Com informações da Wiki, Brasil Escola e Exame.

Como consultar e receber o pagamento do PIS e Pasep
O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta...
Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente
Segundo o presidente (ditador) da China, Xi Jinping, ninguém poderá parar o povo chinês de avançar. Essa frase foi dita por Mao Tsé-Tung no mesmo local onde fora fundada a...
Como consultar o saldo FGTS pelo aplicativo da Caixa
Desde que foi anunciado que o FGTS estaria disponível para ser sacado por todos os trabalhadores que tem direito ao mesmo, muitos ficaram extremamente ansiosos com o que poderiam...
Receita liberou o quinto lote de restituição do IRPF 2019
A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote de...
Consultar FGTS e Saque-aniversário: poderei sacar meu FGTS todo ano?
Uma comemoração para muitos brasileiros é a chance de poder complementar a renda anual com o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da primeira retirada...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...