buscar
´

Como investir na bolsa de valores

Investir na bolsa de valores ainda é um grande tabu para a maior parte dos brasileiros. Embora o número de investidores na bolsa venha crescendo gradativamente nos últimos anos, ainda é uma parcela muito baixa que se permite a investir seu capital em ações.

Economia
2 meses atrás
Como investir na bolsa de valores

A expansão da internet ajudou muito a popularizar a ideia de que todos podem investir na bolsa de valores. Com instruções didáticas, claras e dicas importantíssimas, a internet se tornou um meio importantíssimo para ajudar a multiplicar o número de investidores.

Analise seu perfil

Antes de realizar qualquer tipo de investimento, você deve realizar um teste para identificar qual o seu perfil de investidor, afinal, existe diversas mentalidades referentes ao mercado financeiro. Existem quatro tipos de perfis de investidores:

  • Conservador: Este é um dos perfis que mais aparecem no mercado. O investidor conservador está disposto a ter uma menor rentabilidade em troca de uma maior segurança de seu dinheiro. Ou seja, se você quer investir e detesta perder dinheiro mesmo que para isso se ganhe pouco, seu perfil é este.
  • Moderador: É um meio-termo dos perfis de investidores. É caracterizado por estar disposto a alguns investimentos com maior rentabilidade, mesmo que estes possam representar uma pequena chance de perder dinheiro, mas nada de tão agressivo.
  • Arrojado: O perfil arrojado é caracterizado por estar disposto a correr mais riscos em prol de uma rentabilidade maior. Este perfil não tem medo de sofrer perdas a médio e longo prazo, porém faz tudo calculado para evitar ao máximo perder dinheiro.
  • Agressivo: Pense em um perfil arrojado ainda mais ousado: Esse é o perfil agressivo. Este perfil não calcula os riscos, possui um maior conhecimento do mercado financeiro, não se importa realmente com os riscos e possui uma rentabilidade de sua carteira bem maior do que dos outros perfis.

Posso investir com pouco dinheiro?

Se você sempre ouviu que é preciso ter muito dinheiro para investir na bolsa de valores, você acreditou em um dos maiores mitos do mundo dos investimentos.

E se você ainda se pergunta se é preciso ter muito dinheiro para investir em ações, a resposta é um belo e singelo não! Com 10, 15, 20 reais já é possível comprar ações, mas vale lembrar que o que lhe fará um investidor de sucesso não é o dinheiro que você coloca, mas sim a frequência em que você investe.

Passo a passo de como lucrar com a bolsa

Primeiramente, é necessário abrir uma conta em um Home Broker, seja este do seu banco ou de alguma corretora de valores.

Tendo a conta aberta, basta escolher a ação em que você gostaria de adquirir. Tome muito cuidado nessa parte pois ao se digitar, por exemplo, o código do Itaú (ITUB4), irão te oferecer um pacote com 100 ações e, caso você queira adquirir um número menos de ações, basta colocar um F após o último caractere (ex:ITUB4F).

Após efetuar a compra das ações por aquele valor, irá começar uma procura de pessoas vendendo as ações pelo valor em que você as comprou. Após achá-las, aí sim você terá uma ação.

E para lucrar com as ações? Simplesmente você precisa esperar a mesma se valorizar para poder vender elas a um preço aonde as pessoas a comprem, exatamente igual ao que você fez para adquirir a ação, porém de maneira inversa.

Pode parecer que é extremamente simples de se ganhar dinheiro assim, mas requer todo um estudo do mercado e cuidados para não entrar em grandes furadas, mas também a bolsa de valores não é aquele bicho de 7 cabeças que muitos imaginam!

*Com informações da B3 e Wiki.

Cuidado com o financiamento taxa zero
Para algumas pessoas comprar um automóvel 0Km é um sonho, para outros uma necessidade que acomete a cada dois ou três anos – quatro no máximo – e para outros a única...
Como consultar e receber o pagamento do PIS e Pasep
O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta...
Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente
Segundo o presidente (ditador) da China, Xi Jinping, ninguém poderá parar o povo chinês de avançar. Essa frase foi dita por Mao Tsé-Tung no mesmo local onde fora fundada a...
Como consultar o saldo FGTS pelo aplicativo da Caixa
Desde que foi anunciado que o FGTS estaria disponível para ser sacado por todos os trabalhadores que tem direito ao mesmo, muitos ficaram extremamente ansiosos com o que poderiam...
Receita liberou o quinto lote de restituição do IRPF 2019
A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote de...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...