buscar
´

Como investir no Tesouro Direto pela internet

Poupar dinheiro para o futuro é uma decisão muito importante na vida de uma pessoa. Seja para poder ter uma aposentadoria tranquila, para planos futuros ou até para pessoas próximas, independente do motivo, guardar dinheiro é de muita importância e os brasileiros tem começado a perceber o quão importante é essa ação para o futuro.

Economia
3 meses atrás
Como investir no Tesouro Direto pela internet
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Modalidade de guardar dinheiro mais famosa, a poupança, vem perdendo a credibilidade dos brasileiros por estar rendendo muito pouco nos últimos anos. Com isso, uma janela de oportunidades surge como uma forma segura de se investir o dinheiro e, principalmente, rendendo mais. Nos últimos anos, o Tesouro Direto vem ganhando força como o investimento favorito dos brasileiros. Mas como começar a investir nele?

O que é o tesouro direto?

Fundado ainda em 2002 em uma parceria do Tesouro Nacional com a BM&F Bovespa, o tesouro direto nasceu com o intuito de globalizar o mundo dos investimentos, podendo fazer com que desde o pequeno até o grande investidor possam utilizar o mesmo. Antigamente, o tesouro direto só era permitido em fundos de renda fixa instituídos pelos bancos, o que mudou bastante com o tempo.

Funciona da seguinte forma: Você “emprestará” seu dinheiro ao governo federal e será recompensado por meio de um título público de renda fixa que, por sua vez, retornarão este dinheiro para você com um certo rendimento sobre o tempo em que você empresta esse dinheiro. É considerado um investimento de risco baixíssimo justamente por ser o governo federal que irá devolver o dinheiro. Dá pra acompanhar todos os investimentos pelo celular.

Existem dois tipos de tesouro direto que podem ser escolhidos de acordo com o que você procura: O prefixado e o pós-fixado. No prefixado, você já saberá quanto irá ganhar ao final de sua aplicação, sendo que a não poderá haver oscilação nos rendimentos. Já no pós-fixado, existe a variável onde os rendimentos podem variar de acordo com a taxa Selic (maior liquidez) e onde varia de acordo com o IPCA, sendo uma estratégia melhor para investimentos a longo prazo visto que não é necessário se preocupar com o avanço da inflação.

Onde posso investir?

Se você percebeu que a poupança realmente não é mais um investimento tão vantajoso para seus planos e agora decidiu que irá aplicar seu dinheiro no tesouro direto, eis a questão: Como faço para aplicar o dinheiro?

Existem diversos meios para se investir no tesouro direto. Você pode desde entrar no site do governo e adquirir um título ou até mesmo comprar o título diretamente de seu banco. O único problema é que seu banco irá cobrar taxas para que seu dinheiro fique investido (isso mesmo)!

Agora caso você queira fugir destas taxas que os grandes bancos cobram para você investir seu dinheiro, basta ir atrás de uma corretora de valores e abrir sua conta em alguma onde não te cobrem a taxa pelo investimento. Algumas como o BTG Pactual Digital e a Moda Mais não cobram taxas no investimento do tesouro direto além de poderem programar investimentos mensalmente.

Como investir?

Supondo que você já tenha criado sua conta em uma corretora de valores, você deve escolher o título que mais te apetece. Com o melhor investimento em vista, agora basta transferir o dinheiro de sua conta para a corretora e seguros e, após isso, aplicar no tesouro direto que preferir.

É muito importante que você coloque para continuar investindo seu dinheiro continuamente, pois é necessário que o investimento se torne um hábito e uma ajuda da instituição a não te ajudar a esquecer é um tanto quanto importante.

Com essas informações, já se torna possível que você tome a decisão de largar a poupança e comece a investir no tesouro direto, pois afinal de contas, queremos ver nosso dinheiro rendendo cada vez mais! Porém cuidado com as promessas de rendimentos muito elevadas, pois muitas vezes podem ser falaciosas.

Passo a passo

  1. Primeiramente, você precisa ter CPF e conta corrente em uma instituição financeira.
  2. A partir daí, você deverá escolher uma instituição financeira, que pode ser um banco ou uma corretora, também chamada de agente de custódia, para intermediar suas transações com o Tesouro Direto. No botão apresentado no final desta página, você encontra a lista de todas as instituições habilitadas a operar com títulos públicos federais. Também são apresentadas as taxas de administração cobradas por elas.
  3. Entre em contato com a instituição financeira escolhida e solicite seu cadastramento. Você deverá fornecer a documentação necessária para que essa instituição abra uma conta em seu nome para operar com o Tesouro Direto.
  4. A partir disso, você receberá uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos.
  5. Troque a senha provisória por uma nova que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais. Pronto! Você já será investidor habilitado e poderá começar a investir.
  6. Agora, você precisa descobrir qual título é mais adequado para alcançar o seu objetivo financeiro. Para ajudá-lo nessa escolha, utilize a ferramenta Orientador Financeiro oferecida tanto no site do Tesouro Direto quanto na área restrita ao investidor. Definido o título adequado, basta efetuar a sua compra.

Você pode investir acessando de 3 formas

Através do site do Tesouro Direto: com a sua senha, você acessa a área restrita do site e realiza a compra, a venda, a programação de investimentos, a consulta de extrato, dentre outras transações;

Através do site da sua Instituição Financeira: algumas instituições habilitadas integraram seus sites ao do Tesouro Direto, tornando-se um agente integrado. Isso significa que você pode comprar e vender títulos públicos no site da própria instituição financeira, a qualquer momento, com os mesmos preços e taxas do site do Tesouro Direto.

Por meio de sua Instituição Financeira: você autoriza sua instituição financeira a negociar títulos públicos em seu nome. Procure saber se a instituição que você escolheu oferece essa funcionalidade.

O site do Tesouro Direto fica disponível para você realizar consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nos dias úteis, das 9h30 às 18h, você poderá investir e resgatar com os preços e taxas disponíveis no momento da transação. Das 18h às 5h e ao longo de todo o fim de semana ou feriado, os preços e taxas exibidos no site do Tesouro Direto são apenas para referência. Você poderá realizar investimentos e resgates, mas serão considerados os preços e taxas de abertura do mercado do próximo dia útil. Nos dias úteis, das 5h às 9h30, o sistema fica em manutenção.

*Com informações do Tesouro Nacional.

Como consultar e receber o pagamento do PIS e Pasep
O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta...
Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente
Segundo o presidente (ditador) da China, Xi Jinping, ninguém poderá parar o povo chinês de avançar. Essa frase foi dita por Mao Tsé-Tung no mesmo local onde fora fundada a...
Como consultar o saldo FGTS pelo aplicativo da Caixa
Desde que foi anunciado que o FGTS estaria disponível para ser sacado por todos os trabalhadores que tem direito ao mesmo, muitos ficaram extremamente ansiosos com o que poderiam...
Receita liberou o quinto lote de restituição do IRPF 2019
A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote de...
Consultar FGTS e Saque-aniversário: poderei sacar meu FGTS todo ano?
Uma comemoração para muitos brasileiros é a chance de poder complementar a renda anual com o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da primeira retirada...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...