buscar
´

Cuidado com o financiamento taxa zero

Para algumas pessoas comprar um automóvel 0Km é um sonho, para outros uma necessidade que acomete a cada dois ou três anos – quatro no máximo – e para outros a única compra que realmente vale a pena. O ponto em comum para todas essas pessoas é o financiamento, que dizem ser taxa zero. Mas, será que é taxa zero mesmo?

Economia
Publicado em 21/10/2019 por Alan Corrêa
Cuidado com o financiamento taxa zero

Taxa zero: cilada ou oportunidade?

Quando vemos um anúncio de que os carros de tal ou qual marca estão sendo financiados em taxa zero de juros a mão começa a coçar, e a inquietação por trocar de carro – mesmo que a gente não precise disso – cresce e consome nossas ideias, nossa atenção e nossa motivação.

Mas vamos falar o português claro: NÃO existe financiamento com taxa zero, nem aqui nem na China, como se costuma dizer popularmente. isso é uma grande falácia que pretende apanhar os mais desprevenidos ou ingênuos.

Mesmo num empréstimo entre pai e filho muitas vezes vemos que há uma porcentagem de juros, por menor que seja, quanto mais entre uma empresa feita para ganhar dinheiro e um completo estranho.

Onde hoje se consegue um empréstimo de R$ 1.000, por exemplo, por 6 meses e na devolução não se paga uma taxa de juros? Será que um carro – que hoje não custa menos que R$ 40.00 – pode ser financiado em 24 ou 36 meses não terá nenhum tipo de juros? Impossível!

Como desmascarar a falácia da taxa zero

Cuidado com o financiamento taxa zero
Cuidado com o financiamento taxa zero

Para ter certeza que a taxa zero não existe a técnica é muito simples. Depois de um tempo de negociação com o vendedor proponha fazer o pagamento à vista caso consiga um desconto sobre o veículo. Você verá que todos eles conseguirão chegar a 10% de desconto. Ou seja, quando compramos um carro financiado com taxa “zero”, o valor do que se pagaria de juros já está embutido no valor final do veículo.

Condições restritas para a taxa zero

Outra desvantagem da taxa zero é que ela só ocorre dentro de algumas circunstâncias mais restritas, por exemplo se o comprador der um valor de 40% ou até 60% do valor total do veículo. Além disso, o número de parcelas será reduzido na maior parte dos casos.

Como comprar sem ser enganado?

Então, como fazer para não ser enganado? É simples: tenha a consciência de que taxa zero não existe, e se comprar financiado é a única opção, tenha ciência de que está pagando mais caro.

Outra solução é juntar um pouco mais de dinheiro, ainda que demore mais para trocar de carro, e negociar uma compra à vista. Essa sempre é a melhor solução.

*Com informações da Quatro Rodas e Auto Esporte.

Taxa Selic subiu para 9,25% a.a.
A Taxa Selic subiu para 9,25%, esta é uma tentativa do Banco Central controlar o aumento da inflação, o novo ajuste nos juros básicos é um esforço para tentar segurar a alta...
Sistema financeiro aberto: conheça o open banking
Atualmente, as formas de negociações financeiras, comunicações e relacionamentos de clientes, estão cada vez mais acessíveis, e com isso, um grande leque de oportunidades é...
O que é cashback e como funciona
Você já deve ter visto que algumas lojas virtuais oferecem uma parte do dinheiro da compra de volta através do sistema de cashback. Isso que parece impossível, na verdade pode...
O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...