buscar
´

Cuidado com o financiamento taxa zero

Para algumas pessoas comprar um automóvel 0Km é um sonho, para outros uma necessidade que acomete a cada dois ou três anos – quatro no máximo – e para outros a única compra que realmente vale a pena. O ponto em comum para todas essas pessoas é o financiamento, que dizem ser taxa zero. Mas, será que é taxa zero mesmo?

Economia
2 anos atrás
Cuidado com o financiamento taxa zero

Taxa zero: cilada ou oportunidade?

Quando vemos um anúncio de que os carros de tal ou qual marca estão sendo financiados em taxa zero de juros a mão começa a coçar, e a inquietação por trocar de carro – mesmo que a gente não precise disso – cresce e consome nossas ideias, nossa atenção e nossa motivação.

Mas vamos falar o português claro: NÃO existe financiamento com taxa zero, nem aqui nem na China, como se costuma dizer popularmente. isso é uma grande falácia que pretende apanhar os mais desprevenidos ou ingênuos.

Mesmo num empréstimo entre pai e filho muitas vezes vemos que há uma porcentagem de juros, por menor que seja, quanto mais entre uma empresa feita para ganhar dinheiro e um completo estranho.

Onde hoje se consegue um empréstimo de R$ 1.000, por exemplo, por 6 meses e na devolução não se paga uma taxa de juros? Será que um carro – que hoje não custa menos que R$ 40.00 – pode ser financiado em 24 ou 36 meses não terá nenhum tipo de juros? Impossível!

Como desmascarar a falácia da taxa zero

Cuidado com o financiamento taxa zero
Cuidado com o financiamento taxa zero

Para ter certeza que a taxa zero não existe a técnica é muito simples. Depois de um tempo de negociação com o vendedor proponha fazer o pagamento à vista caso consiga um desconto sobre o veículo. Você verá que todos eles conseguirão chegar a 10% de desconto. Ou seja, quando compramos um carro financiado com taxa “zero”, o valor do que se pagaria de juros já está embutido no valor final do veículo.

Condições restritas para a taxa zero

Outra desvantagem da taxa zero é que ela só ocorre dentro de algumas circunstâncias mais restritas, por exemplo se o comprador der um valor de 40% ou até 60% do valor total do veículo. Além disso, o número de parcelas será reduzido na maior parte dos casos.

Como comprar sem ser enganado?

Então, como fazer para não ser enganado? É simples: tenha a consciência de que taxa zero não existe, e se comprar financiado é a única opção, tenha ciência de que está pagando mais caro.

Outra solução é juntar um pouco mais de dinheiro, ainda que demore mais para trocar de carro, e negociar uma compra à vista. Essa sempre é a melhor solução.

*Com informações da Quatro Rodas e Auto Esporte.

O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...
Entenda o que é COE, o Certificado de Operações Estruturadas
Entre os tipos de COE existentes, podemos citar os dois grandes grupos existentes, sendo eles o COE com Capital Garantido e o COE com Capital de...
Qual a coisa mais importante ao comprar ações?
Lynch ainda diz que por trás de cada papel, sempre existe uma empresa por trás, e que a mesma é a chave para a valorização daquela ação. Por exemplo, a Coca Cola tem um...
O Que São Debêntures
Especificamente debêntures são conhecidas como Bonds no exterior, é um título de dívida de empresa que oferece direito de crédito ao investidor. Trata-se de uma renda fixa,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...