buscar

Dicas sobre Minimalismo na sua vida econômica

Nos últimos anos, o termo minimalismo veio com força para ditar uma forma de vida mais saudável tanto financeiramente quanto pessoalmente.

Economia
9 meses atrás
Dicas sobre Minimalismo na sua vida econômica

Mas no final das contas, o que é esse tal de minimalismo? Como são as pessoas que praticam e será que esse estilo de vida influencia diretamente nas suas escolhas cotidianas?

O que é minimalismo?

Antes de entender os detalhes minuciosos do minimalismo, primeiramente é importante saber como se caracteriza tal estilo de vida.

O nome minimalismo pode ser facilmente substituído por essencialíssimo, mas o primeiro é o que mais ganhou fama. Consiste em ter apenas o necessário para sua sobrevivência, sem exageros ou acúmulos.

Vale a pena morar de aluguel?
Vale a pena morar de aluguel?

E quando falamos no necessário, dizemos referente a tudo! Seja de objetos, de posses e até mesmo de pessoas próximas a você. Tudo o que for excessivo e que não te agrega em nada, deve ser cortado para que sua vida possa ficar mais leve e sem precisar carregar pesos desnecessários!

Minimalistas são mão de vaca?

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o minimalismo em si, é importante saber as principais características que fazem com que uma pessoa possa ser considerada minimalista.

A primeira impressão que fica em um primeiro contato com o minimalismo é de que as pessoas que praticam são as mais mãos de vaca possíveis, afinal não gastam dinheiro com nada, certo?

Pois essa é uma impressão completamente errada! Os minimalistas não são mão de vaca mesmo! Eles prezam muito por seu dinheiro e preferem ter algo bom e único do que ter vários itens do mesmo! Se tem algo que eles detestam é perder dinheiro, então é valido ter algo bom, porém essencial para que não precise comprar aos montes!

Pessoas que praticam o minimalismo são as mais mãos de vaca? Não!
Pessoas que praticam o minimalismo são as mais mãos de vaca? Não!

É coisa de gente rica?

Muitas pessoas acham que para seguir o estilo de vida minimalista é preciso ser rico, pois com isso a falta de itens já não é um problema visto que a pessoa é rica.

E sim, é verdade! A pessoa tem que ser rica para praticar o minimalismo, mas não necessariamente rica de dinheiro, mas sim em seus pensamentos, agindo igual uma pessoa rica.

Não importa o quanto de dinheiro você tenha, se você ter o pensamento que você tem coisas em sua casa que não são utilizadas para nada e que você pode viver sem elas, você já pode começar a praticar o minimalismo, basta ter a mentalidade rica!

Minimalistas compram por impulso?

Se você pensa que as pessoas minimalistas não compram por impulso, está completamente enganado! Afinal, todos os seres humanos fazem coisas por impulso, e nem os minimalistas escapam deste hábito natural da espécie humana.

Mas o diferencial dos minimalistas acontece quando os mesmos chegam em casa e se deparam com aquele produto que eles não precisavam ou que já tem um parecido em casa. Nenhum minimalista de verdade irá descansar até se livrar ou do produto que comprou ou do já antigo, afinal não existe a necessidade de se ter dois produtos iguais.

E sim, é verdade! A pessoa tem que ser rica para praticar o minimalismo, mas não necessariamente rica de dinheiro, mas sim em seus pensamentos, agindo igual uma pessoa rica.
E sim, é verdade! A pessoa tem que ser rica para praticar o minimalismo, mas não necessariamente rica de dinheiro, mas sim em seus pensamentos, agindo igual uma pessoa rica.

São pessoas frias?

Geralmente quem enxerga de fora acredita que os minimalistas são pessoas mais frias e sem tantos sentimentos, mas a verdade é que estes sentimentos são medidos na proporção correta.

Se alguém é muito importante na vida de um minimalista, todos os sentimentos dessa pessoa serão demonstrados, enquanto caso contrário, os sentimentos não aparecerão, mas não por maldade, mas sim pelo nível de importância daquela pessoa na vida de um minimalista.

Costumam investir?

O hábito de investir é extremamente presente na vida dos minimalistas, afinal eles também precisam do dinheiro para sobreviver. Além disso, o dinheiro tem um papel fundamental na vida deles.

Investir o dinheiro para um minimalista representa que ele possa ter um capital guardado para alguma emergência ou a realização de algo que ele considere essencial! Os minimalistas adoram fazer o dinheiro trabalhar para eles!

O hábito de investir é extremamente presente na vida dos minimalistas
O hábito de investir é extremamente presente na vida dos minimalistas

Possuem coleções?

Esta é uma pergunta com a resposta já telegrafada: Uma coleção é um número muito grande de algum item e, no minimalismo, as pessoas só possuem o necessário, portanto, nenhum tipo de coleção é feito por aqueles que realmente adotam o minimalismo.

Mas afinal, o que é considerado de essencial para os minimalistas? Essa resposta pode variar muito, afinal cada um decide o que é importante para si, mas lembrando sempre de ter em uma quantidade que seja essencial para você, sem exageros!

Diversificar é o segredo?
Claro que não precisa ficar com o dinheiro acumulado em um só lugar, todo bom investidor sabe quando diversificar suas aplicações, para, assim, aumentar o potencial de ganhos...
O bilionário Warren Buffett
Prestes a completar seus 90 anos, Warren Buffett nos dá exemplos tanto da forma de agir como ser humano quanto como empresário. No ramo dos negócios, vemos um dos, quiçá o...
Conheça a história de Luiz Barsi Filho, um grande investidor Brasileiro
Você já ouviu falar em Luiz Barsi Filho? Ele é um dos maiores investidores Brasileiros, que tem uma história muito interessante de toda a sua trajetória, desde quando...
Vender o Tesouro Direto antes do vencimento é uma boa ideia?
E nada melhor do que praticar não é mesmo? Aprenda investindo conforme o seu perfil de investidor, assim, você terá um pouco mais de noção sobre cada uma dessas modalidades,...
O que é o Open Banking?
A segunda fase está prevista para acontecer no dia 15/07/2021, que é onde o cliente poderá compartilhar todos os seus dados pessoais, inclusive CPF, endereço, telefones entre...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...