buscar

Entenda como uma recessão econômica acontece

A recessão econômica, também conhecida popularmente como crise econômica, pode gerar uma série de fatores negativos não apenas para economicamente como pode desestabilizar uma nação inteira.

Economia
1 ano atrás
Entenda como uma recessão econômica acontece

Mas afinal, como será que todo esse processo nada benéfico para a sociedade acontece? A primeira vista, pode parecer um processo extremamente complexo e demorado para acontecer, mas na verdade basta um raciocínio simples para entender toda a cadeia que a recessão econômica engloba.

Conceitos básicos

Para entender como tudo funciona, primeiramente é bom entender três conceitos básicos que regem nossa economia: A lei da oferta e da procura, a inflação e a taxa de juros.

Na lei da oferta e da procura, é mensurado o quanto aquele produto é desejado e o quanto do mesmo é oferecido. Se o mesmo tem alta procura, haverão mais destes no mercado, enquanto caso ele seja pouco procurado, haverão menos produtos como este no mercado.

A inflação é a parte mais complexa, pois é através dela que o dinheiro se desvaloriza por conta do aumento dos preços. Por exemplo, com uma inflação alta, as variações de preço serão altíssimas, enquanto a inflação baixa resulta em pouca variação nos preços.

Por fim, a taxa de juros reflete o quanto as empresas precisam pagar de juros em seus empréstimos. Com uma taxa de juros baixa, maiores são os empréstimos que as empresas pegam para investir, enquanto com a taxa de juros alta, por conta do maior valor a ser pago, os valores dos empréstimos diminuem.

Como acontece?

Vamos pensar que tanto a inflação quanto a taxa de juros necessitam obrigatoriamente da lei da oferta e da procura.

Se vivemos em um país onde a taxa de juros é baixa, logo utilizar isso a seu favor e pegar empréstimos para fazer seu negócio crescer é uma vantagem, certo? Pois bem, várias empresas fazem isso para terem um maior lucro.

Mas, se a demanda se torna muito alta, vários concorrentes surgem e te forçam a ter preços competitivos. Entretanto, se a economia não crescer tão rápido como se imagina pela taxa de juros que pode ser falaciosa, a empresa não suportará os gastos correntes e será obrigada a tomar decisões drásticas como por exemplo o corte de funcionários ou até mesmo o fechamento do negócio.

Com pessoas desempregadas, as mesmas não terão dinheiro para se sustentar e, com a inflação operando, os produtos se tornam cada vez mais caros e as pessoas não conseguem acompanhar os preços na mesma proporção. E assim, esse mesmo processo acaba se tornando um ciclo vicioso.

Quer um exemplo de que isso tudo pode acontecer a qualquer momento? Basta olhar os Estados Unidos durante a Crise de 1929, onde a superprodução dominava e, a partir de um certo tempo, não se conseguia vender mais nada, empregos foram perdidos, empresas faliram e a bolsa de Nova Iorque quebrou, dando assim origem a uma mais maiores crises econômicas da história.

Como prevenir?

Não existe uma fórmula mágica para prevenir uma recessão econômica, mas existem alguns fatores que podem te ajudar a passar pela mesma com menos impacto.

Estar atento a geopolítica de seu país, aos investimentos que o mesmo recebe, ter consciência ao expandir seu negócio para não dar um passo maior que a perna e, principalmente, estar esperto com as novas atividades do mercado para sempre inovar e estar à frente da concorrência, mas sempre visando o bem-estar financeiro da empresa antes de tudo.

Erros financeiros que você faz e nem percebe
Geralmente as parcelas não podem passar de um limite de 20% do seu salário, então qualquer coisa que ultrapasse esse valor, é de se pensar 10 vezes antes de comprar. Se caso...
Hábitos para você esquecer e viver melhor financeiramente
Portanto, pare com os julgamentos e pesquise mais, o tempo que você perde julgando uma pessoa ou situação sem saber, é o período em que você poderia passar pesquisando sobre...
Caixa Tem: Veja como acessar a poupança social digital
A conta de poupança social digital permite que as pessoas recebam o auxílio emergencial e outros benefícios sociais e previdenciários sem pagar qualquer tarifa de...
Bancos tradicionais ou bancos digitais, por qual optar?
Os bancos tradicionais são aqueles que você já conhece, então o Itaú; Bradesco; Banco do Brasil; Santander e Caixa, agora os digitais são: Nubank; Neon; Inter; Original;...
Dicas para economizar seu dinheiro
A parte financeira pode mexer muito com nossa cabeça, mas nela também podemos conseguir economias e até mesmo maiores receitas dependendo do caso! Por exemplo, ao você estudar...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...