buscar

Erros financeiros que você faz e nem percebe

Vamos começar falando sobre alguns erros que você já pode ter cometido ou comete até hoje e acaba não percebendo, mas que isso faz um mal muito grande para a sua vida financeira. É importante o reconhecimento dos mesmos para que você possa se policiar e mudar totalmente a visão.

Economia
4 meses atrás
Erros financeiros que você faz e nem percebe

Falar sobre dinheiro não é nada fácil, mas muitas pessoas hoje em dia acabam não tendo nenhum sobra de salário por falta de informação, conhecimento e planejamento financeiro, e isso é algo que você pode conseguir de forma gratuita na internet.

Estabilidade financeira, só depende de você, é claro que você não pode comparar com uma pessoa que ganha muito mais ou muito menos, mas que você pode alcançar uma vida financeira mais planejada e organizada que vai te ajudar a não criar dívidas, você pode!

Emprestar dinheiro ou cartão de crédito

O cartão de crédito é algo muito pessoal
O cartão de crédito é algo muito pessoal

O cartão de crédito é algo muito pessoal, e a pior coisa do mundo é você confiar a alguém que você nem imagina que pode te dar o golpe pelas costas, as vezes nem é a intenção da pessoa sair te devendo, mas por falta de organização financeira dela, isso acaba sendo uma consequência, e advinha, você é quem sai no prejuízo.

É muito importante você separar trabalho, família de vida financeira pessoal, isso não significa que você é egoísta ou ruim, mas sim que você está se preservando para não ter o nome sujo ou se entupir de dividas. Pense sempre em você antes de qualquer outra coisa.

Falamos sobre o cartão, mas isso também vale pelo próprio dinheiro físico, ao invés de emprestar, ensine a pessoa a se organizar financeiramente para conseguir comprar aquele produto que ela realmente deseja.

Não ter uma boa mentalidade financeira

Mudar a mentalidade, significa que você deve começar a organizar e planejar as suas ideias financeiras e também colocá-las em prática. Portanto, não saia parcelando tudo o que você vê pela frente, porque ai você começar a se enrolar em dívidas até aquilo virar uma bola de neve.

Analisar a situação e planejar com maturidade aquilo que você vai fazer, já ajuda muito a não cair em uma situação que você não consiga sair, ou seja, o mundo das dívidas. Sempre mantenha a organização financeira em primeiro lugar, dando prioridade para aquilo que é essencial na sua vida, ou seja, que você não vive sem.

Quanto mais você se organizar e juntar dinheiro, mais fácil ficará de você adquirir aquela comprinha que tanto deseja, mas pra isso é preciso paciência e responsabilidade.

Criar muitas parcelas

As vezes queremos tanto uma coisa que parcelamos por impulso
As vezes queremos tanto uma coisa que parcelamos por impulso

As vezes queremos tanto uma coisa que parcelamos por impulso, e na verdade isso é o que nós não podemos deixar acontecer. Quando você faz um parcelamento você continua da mesma forma mantendo a dívida com um banco ou alguém, e isso não é nada bom, principalmente quando os juros participam desses pagamentos.

Antes de você parcelar qualquer coisa, coloque na balança e veja qual é a necessidade de entrar em dívida com esse produto, ou seja, você realmente precisa dele agora? É com urgência que ele precisa ser parcelado? Sempre se faça essas perguntas antes de comprar qualquer coisa.

Geralmente as parcelas não podem passar de um limite de 20% do seu salário, então qualquer coisa que ultrapasse esse valor, é de se pensar 10 vezes antes de comprar. Se caso isso acontecer, procure por produtos que sejam extremamente essenciais, como um fogão por exemplo, você economizará muito mais do que ter que ficar comprando comida fora todos os dias. Mas a dica é, se organize para pagar à vista ou parcelar o mínimo de vezes possíveis.

Dica de ouro

Uma dica de ouro pra você mudar a sua vida financeira é: Investimentos. Portanto vá estudar sobre como investir do zero, quais são as categorias e negociações que o mercado financeiro oferece para você, e conheça o seu perfil de investidor.

Os investimentos atualmente crescem muito, e existe muitos que são especialmente para os seus objetivos. Portanto estabeleça metas na sua vida e siga o caminho dos investimentos para conseguir cumpri-las, desde um modo mais conservador para um arrojado.

É um passo muito grande quando se decide investir dinheiro em negociações que irão te retornar, e você não precisa de muito viu? Com menos de 100 reais você consegue investir em boas ações no mercado financeiro. Use e abuse das informações da internet, pesquise por fundos, gestores e muitos outros e comece a mergulhar em um mundo de retornos.

Diversificar é o segredo?
Claro que não precisa ficar com o dinheiro acumulado em um só lugar, todo bom investidor sabe quando diversificar suas aplicações, para, assim, aumentar o potencial de ganhos...
O bilionário Warren Buffett
Prestes a completar seus 90 anos, Warren Buffett nos dá exemplos tanto da forma de agir como ser humano quanto como empresário. No ramo dos negócios, vemos um dos, quiçá o...
Conheça a história de Luiz Barsi Filho, um grande investidor Brasileiro
Você já ouviu falar em Luiz Barsi Filho? Ele é um dos maiores investidores Brasileiros, que tem uma história muito interessante de toda a sua trajetória, desde quando...
Vender o Tesouro Direto antes do vencimento é uma boa ideia?
E nada melhor do que praticar não é mesmo? Aprenda investindo conforme o seu perfil de investidor, assim, você terá um pouco mais de noção sobre cada uma dessas modalidades,...
O que é o Open Banking?
A segunda fase está prevista para acontecer no dia 15/07/2021, que é onde o cliente poderá compartilhar todos os seus dados pessoais, inclusive CPF, endereço, telefones entre...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...