buscar
´

Ficou mais fácil abrir conta online e ter um cartão de crédito online

Com a popularização da internet, o primeiro passo dos banos foi oferecer serviços mais ágeis como o internet banking, onde não existem filas para fazer os serviços básicos, agora com o crescimento dos bancos digitais já é possível abrir conta bancaria online e pedir até um cartão de crédito com bom limite.

Economia
2 anos atrás
Ficou mais fácil abrir conta online e ter um cartão de crédito online

Na verdade, ninguém esta falando sobre a “reinvenção da roda” mas sim em como reutilizar e usar mais uma vez e mais uma todo o dinheiro que já circula na economia brasileira. Tudo começou com a percepção dos próprios bancos que conhecemos, os tradicionais banqueiros perceberam a oportunidade sobre o potencial mercado e as categorias de negócios envolvidos são os bancos tradicionais junto às credenciadoras de cartões, aglomerando alguns grandes varejistas, as famosas “fintechs” composta por gigantes de tecnologia, interessante não é mesmo.

Abrir conta pela internet

O uso deste tipo de serviços só tem aumentado e está virando febre, por isso acaba levantando muitos questionamentos sobre a consistência do negócio e se os bancos digitais são realmente seguros, segundo especialistas do setor.

Cartão de crédito online

Para quem busca um cartão de crédito online, os principais meios que nós testamos no Fusne.com foram: Nubank, Neon e Pag!.

Foi estimado um número próximo a 11 milhões de novas contas abertas no início de 2019, mas os números são surpreendentes, uma matéria da revista Valor afirma que o número deve estar na casa dos 15 milhões, ou seja, é um crescimento realmente impressionante para o mercado. Os impressionantes números trazem em sua totalidade, segundo a revista, 56 empresas que prestam serviços financeiros que podem ser chamados de “nativas digitais” ou “bancos digitais”, oferecem desde serviços de bancos completos com investimentos; contas e serviços; cartões e pagamentos chegando a empresas de crédito.

Comportamento do mercado para o setor

Para termos uma ideia real do que esta acontecendo com este mercado, vamos aos números do economista Roberto Luís Troster, ex-chefe da equipe econômica Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no período de 2014 a 2018:

Temos cinco bancos grandes no Brasil, que são Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú que juntos somavam 72,3% dos clientes. Juntos novamente caíram para um total de 64,5% nestes cinco anos. Falando agora em uso de serviços, também houve uma queda considerável de operações, caindo de 77,3% para 69,9%.

Ainda afirma o economista que haviam duas políticas para aumentar a concentração bancária, porém elas foram completamente. Então beneficiar grandes bancos no começo da década passada e o de favorecer os bancos estatais a partir de 2016 deixou de ser prioridade. Ademais, a tecnologia chegou fortemente para todos, modificando praticamente todos os modelos de trabalho e de negócio pelo mundo.

Modelos de bancos digitais

O hoje famoso, Nubank, pode ser tomado como um clássico exemplo de que mesmo composto pelo banco no nome, é uma distribuidora de créditos aliada a uma instituição financeira. No seu modelo de negócios, o que se destaca não é o aglomerado de serviços ou produtos, o objetivo da marca é crescer o uso do cartão de crédito para assim consolidá-lo. O foco deles está no investimento para garantir a boa experiência do cliente, segundo seu diretor de políticas públicas da empresa, Bruno Magrani. Que ainda afirmou sobre o crescente desenvolvimento do “open banking”. Um tipo de banco de dados do cliente que fornecerá informações compartilhadas, trazendo ofertas de produtos e serviços com maior padronização aos nossos compatriotas. Ou seja, a marca acredita que a diferença acontecerá de maneira sólida e positiva para quem tiver o melhor atendimento, tanto acredita nisso que soma 9 milhões de clientes, entre cartões e conta de pagamento.

Bancos digitais disponíveis no Brasil

Vale a pena consultar todas as opções do mercado e entender cada proposta até escolher a que se encaixa melhor nas suas necessidades, escolher um banco é coisa séria e você deve fazer isso com calma e pé no chão.

  • Nubank (NuConta)
  • Banco Inter
  • Agibank
  • Banco Neon
  • Modalmais
  • Banco Next
  • Superdigital
  • Sofisa Direto
  • Pag!
  • Banco Original
  • Social Bank
Sistema financeiro aberto: conheça o open banking
Atualmente, as formas de negociações financeiras, comunicações e relacionamentos de clientes, estão cada vez mais acessíveis, e com isso, um grande leque de oportunidades é...
O que é cashback e como funciona
Você já deve ter visto que algumas lojas virtuais oferecem uma parte do dinheiro da compra de volta através do sistema de cashback. Isso que parece impossível, na verdade pode...
O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...
Entenda o que é COE, o Certificado de Operações Estruturadas
Entre os tipos de COE existentes, podemos citar os dois grandes grupos existentes, sendo eles o COE com Capital Garantido e o COE com Capital de...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...