buscar

O bilionário Warren Buffett

Muito provavelmente você deve saber quem é Warren Buffett. Conhecido no mundo inteiro pela sua habilidade extraordinária no mercado de ações, Buffett figura constantemente na lista dos homens mais ricos do mundo, tendo um patrimônio avaliado em mais de 70 bilhões de dólares.

Economia
3 meses atrás
O bilionário Warren Buffett

O caminho foi árduo para o menino de Nebraska se tornar o Warren Buffet que conhecemos hoje. Mas acredite ou não, ele sempre teve total aptidão para fazer o que faz hoje e concluiu seu sonho de criança: Ser um milionário!

Início

Warren nasceu em Omaha, Nebraska. Filho de Leila e Howard Buffett, cresceu em uma família com uma condição financeira estável, o que não impediu Warren de querer fazer seu próprio dinheiro, entregando jornais, vendendo tampinhas e já comprando e vendendo ações, tendo que declarar seu primeiro imposto de renda aos 13 anos.

Mas logo precisou se mudar para Washington, pois seu pai havia sido eleito para o congresso, onde não se deu muito bem e, aos 16 anos quando acabou seu ensino médio, cursou faculdade na Universidade de Nebraska.

Buffett sempre foi extremamente inteligente, então visando uma melhor formação, tentou ingressar na escola de negócios de Harvard após concluir sua faculdade em Nebraska, porém foi recusado. Pensando em outras alternativas, viu que um dos professores da Columbia Business School era um dos autores de um de seus livros favoritos, Benjamin Graham. Então, Warren mandou uma carta para Graham pedindo para estudar em Columbia, sendo aceito e aprendendo muito com o mesmo.

Saindo de lá, Buffett começou a operar no mercado financeiro comprando ações e esperando as mesmas valorizarem, daí em diante o céu era o limite para ele.

Empresas “ponta de charuto”

Essa foi uma analogia feita a um modelo de investimento criado por Warren Buffet que fez com que ele se tornasse um milionário.

O conceito é simples: A ponta de um charuto indica que o mesmo está no final, porém ainda é possível dar uma última tragada antes de jogar o mesmo fora, logo, por que não fazer o mesmo com as empresas?

E foi assim que Buffett ficou milionário, comprando empresas que estavam fadadas à falência, porém aproveitando o último suspiro das mesmas e as vendendo quando seu fôlego já havia esgotado.

Foi então em uma dessas empresas “ponta de charuto” onde Buffett mudou sua vida: Uma indústria têxtil fadada a falência chamada Berkshire Hathaway havia liberado capital na bolsa para se salvar da falência e Buffett comprou parte dele, como já era de seu costume, mas a empresa queria comprar novamente as ações e Warren pediu 11,50 dólares por cada ação. Acontece que, quando a oferta oficial chegou, a Berkshire lhe ofereceu 11,37 por cada ação, o que deixou Warren tão irritado que ele fez o contrário do que fazia habitualmente: Comprou o suficiente da empresa para controla-la e demitiu todos os diretores. O próprio empresário diz que hoje não faria o que fez, mas que na época estava muito sensível psicologicamente pela morte do pai cinco dias antes da oferta.

Mas como foi dito antes, essa estratégia fez com que Buffett ficasse milionário, mas não bilionário como ele é hoje. E para que ele alcançasse seu patamar de hoje, foi preciso mudar sua metodologia por completo.

Nova metodologia e lucros mais altos

Foi conhecendo Charlie Munger (hoje vice-presidente da Berkshire) que Warren percebeu que para se ganhar dinheiro, não se tratava de encontrar empresas medianas a preços extraordinários, mas sim empresas extraordinárias a preços medianos, indo completamente ao contrário de sua técnica de “ponta de charuto”.

A partir desse ponto, Buffett saiu de seu escritório antigo e sua sociedade para remodelar a Berkshire Hathaway, a empresa que comprou por pura vingança, no seu novo estilo de investir, colocando Munger como seu vice-presidente.

Daí em diante, Buffet começou a comprar partes preciosas de grandes empresas, se tornando o principal sócio de grandes empresas e fazendo seus lucros aumentarem consideravelmente e, seguindo esta mesma metodologia até hoje, Buffett conseguiu se tornar um bilionário e segue à risca até hoje o mesmo estilo de compra.

Hoje a Berkshire Hathaway é uma das empresas mais lucrativas de todo o mundo, controlando diversas marcas como os restaurantes da rede Dairy Queen e a seguradora GEICO, além de diversas outras subsidiárias das mesmas.

E além das empresas da própria Berkshire, a empresa também é a principal acionistas de marcas como a Coca-Cola, Apple, IBM, Gillette, American Express e já foi o principal acionista do Washington Post, um dos maiores jornais dos Estados Unidos. Isso mostra que Buffett e Munger seguem fielmente seu princípio de empresas incríveis a preços medianos.

Vida pessoal

Buffett's home in Omaha, Nebraska (Smallbones / Wikimedia)
Buffett’s home in Omaha, Nebraska (Smallbones / Wikimedia)

Buffett sempre foi uma pessoa muito reservada, mas ele mesmo diz que sua vida não seria a mesma sem sua esposa, Susan. Eles foram casados por 52 anos, até que Susan morreu decorrente de um derrame em 2004.

Mas o casamento dos dois era um tanto quanto não-convencional, afinal Susan foi morar em São Francisco pois se sentia muito presa e sozinha em Omaha, pois Buffett ficava muito tempo nos negócios mesmo estando em casa. Logo após sua partida, Susan pediu para que sua amiga Astrid cuidasse de Warren enquanto ela estivesse longe. Hoje, Astrid e Buffett estão casados.

Buffett e Susan tiveram três filhos, sendo que Warren diz sempre que foi o jeito encantador de Susie que criou seus filhos para serem humanos tão incríveis quanto eles são.

Além disso, Buffett também tem em seus melhores amigos Bill Gates, dono da Microsoft. Ambos se conheceram em um almoço feito pela mãe de Bill, onde nenhum dos dois queriam estar, porém após uma longa conversa, a amizade dos dois foi crescendo cada vez mais com o tempo até eles se tornarem melhores amigos (e também os homens mais ricos do mundo por muito tempo).

Agora, você deve imaginar que Warren Buffett deve levar uma vida cheia de luxos e requintes, certo? Nada disso! Buffett vive até hoje na mesma casa que comprou em Omaha, passa no McDonalds todos os dias para seu café da manhã e gosta de sair para passear com sua família aos finais de semana. Claro, ele tem uma vida muito boa, mas não se dá o luxo de gastar extremamente com coisas supérfluas.

Legado de Buffett

Buffett playing cards with Bill Gates at Borsheims during the 2018 shareholder's weekend (BorsheimsJewelry / Wikimedia)
Buffett playing cards with Bill Gates at Borsheims during the 2018 shareholder’s weekend (BorsheimsJewelry / Wikimedia)

Prestes a completar seus 90 anos, Warren Buffett nos dá exemplos tanto da forma de agir como ser humano quanto como empresário. No ramo dos negócios, vemos um dos, quiçá o maior investidor de todos os tempos, com metodologias até então nunca vistas antes para criar uma empresa extremamente lucrativa e rentável, aproveitando tudo que as melhores empresas podem dar.

Por outro lado, Buffett teve sua visão de mundo completamente mudada por Susan. Sempre engajada em causas sociais, sua esposa fez com que ele visse o mundo de uma forma onde o mesmo pudesse ajudá-lo. Por isso, Buffett prometeu doar a maior parte de seu dinheiro para instituições de caridade das mais diversas áreas, tendo doado já mais de 20 bilhões de dólares.

O próprio Buffett costuma dizer que seu lado mais humano foi moldado por Susan e que ela adoraria ver tudo que ele e seus filhos fazem em ações filantrópicas, então, já que seu objetivo de vida foi conquistado, está na hora de conquistar o da mulher que mudou sua vida para melhor em todos os aspectos: Susan.

O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...
Entenda o que é COE, o Certificado de Operações Estruturadas
Entre os tipos de COE existentes, podemos citar os dois grandes grupos existentes, sendo eles o COE com Capital Garantido e o COE com Capital de...
Qual a coisa mais importante ao comprar ações?
Lynch ainda diz que por trás de cada papel, sempre existe uma empresa por trás, e que a mesma é a chave para a valorização daquela ação. Por exemplo, a Coca Cola tem um...
O Que São Debêntures
Especificamente debêntures são conhecidas como Bonds no exterior, é um título de dívida de empresa que oferece direito de crédito ao investidor. Trata-se de uma renda fixa,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...