buscar

O lado sombrio da renda variável

A promessa de ganhar muito mais dinheiro do que na renda fixa pode fazer com que diversas pessoas migrem de vez para a renda variável na expectativa que seu dinheiro possa render muito mais.

Economia
9 meses atrás
O lado sombrio da renda variável

Mas o maior erro, e o que mais acontece, é quando as pessoas colocam todo seu dinheiro na renda variável, podendo fazer com que a perda seja grandiosa. A renda variável pode trazer vários benefícios, mas também tem seu lado mau.

Saiba onde está investindo

Se você quer investir na renda variável, é importantíssimo que saiba aonde está colocando seu dinheiro. De repente, apenas por ver que tal ação está barata, a pessoa pode comprar querendo rápidos lucros e por conta de não conhecer a empresa, aquela mesma ação pode desvalorizar ainda mais.

Conheça o risco da renda variável
Conheça o risco da renda variável

Então fique atento para a empresa na qual você está colocando seu dinheiro, afinal, se a empresa é bem gerida, seu valor aumenta, agora se tiver uma má-gestão por trás, a tendência é seu valor cair cada vez mais.

Entender o risco macro

As vezes entender apenas o que se passa na empresa não é o suficiente para quem busca sucesso no mundo da renda variável, mas passa a ser imprescindível também saber de tudo que acontece no país e no mundo.

Por exemplo, imagine você migrando todos seus investimentos para renda variável em fevereiro deste ano e, nos meses seguintes, a bolsa entra em queda vertiginosa por conta da pandemia e você perde quase todo seu dinheiro investido em questão de semanas.

Fique atento para a empresa na qual você está colocando seu dinheiro
Fique atento para a empresa na qual você está colocando seu dinheiro

Ter conhecimento de todos os acontecimentos externos que podem influenciar a economia e a bolsa é muito importante, caso contrário, você pode estar entrando em uma grande furada.

Cuidado com recomendações

Já passou por aquela situação onde um conhecido te fala que “tal ação está em alta e está se valorizando muito”? São nessas situações onde perdas consideradas bobas podem acontecer.

Se tal ação já se valorizou a ponto de ser notória sua evolução, as chances da mesma ter atingido seu pico são grandes, então você tem muitas chances de não pegar a subida da ação e ainda perder dinheiro com uma eventual queda.

Cuidado com recomendações
Cuidado com recomendações

Para ouvir boas recomendação, procure investidores credenciados e corretoras de investimentos que possam te auxiliar a fazer parte da subida da ação, e não de pegar a queda da mesma.

Com isso, o que fica claro é que ter uma renda variável é sim muito importante para diversificar seus investimentos e gerar mais capital, contanto que você saiba exatamente onde está colocando seu dinheiro e tenha uma parte aplicada na renda fixa também para garantir sua segurança financeira.

Diversificar é o segredo?
Claro que não precisa ficar com o dinheiro acumulado em um só lugar, todo bom investidor sabe quando diversificar suas aplicações, para, assim, aumentar o potencial de ganhos...
O bilionário Warren Buffett
Prestes a completar seus 90 anos, Warren Buffett nos dá exemplos tanto da forma de agir como ser humano quanto como empresário. No ramo dos negócios, vemos um dos, quiçá o...
Conheça a história de Luiz Barsi Filho, um grande investidor Brasileiro
Você já ouviu falar em Luiz Barsi Filho? Ele é um dos maiores investidores Brasileiros, que tem uma história muito interessante de toda a sua trajetória, desde quando...
Vender o Tesouro Direto antes do vencimento é uma boa ideia?
E nada melhor do que praticar não é mesmo? Aprenda investindo conforme o seu perfil de investidor, assim, você terá um pouco mais de noção sobre cada uma dessas modalidades,...
O que é o Open Banking?
A segunda fase está prevista para acontecer no dia 15/07/2021, que é onde o cliente poderá compartilhar todos os seus dados pessoais, inclusive CPF, endereço, telefones entre...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...