buscar
´

O que é cashback e como funciona

Você já deve ter visto que algumas lojas virtuais oferecem uma parte do dinheiro da compra de volta através do sistema de cashback. Isso que parece impossível, na verdade pode acontecer de verdade.

Economia
3 semanas atrás
O que é cashback e como funciona

Mas o que é o tal sistema de cashback? Vale a pena mesmo? Estou pagando mais caro e por isso recebo parte do dinheiro de volta? Essas e outras questões vamos esclarecer para você aproveitar um dinheiro extra depois das compras.

Receba parte do dinheiro de volta

Fazer compras online e receber parte do dinheiro de volta parece algo impossível, mas na verdade isso pode acontecer. Através do sistema conhecido com cashback parte do dinheiro volta para o consumidor.

Esse tipo de serviço está ganhando cada vez mais força entre os brasileiros, especialmente por conta do crescimento das compras feitas pela internet, o que aumentou exponencialmente nesse período de isolamento social.

O que é cashback e como funciona
O que é cashback e como funciona

O que é cashback afinal de contas?

Cashback é uma palavra inglesa que significa literalmente “dinheiro de volta”. Muitas empresas e bancos passaram a oferecer esse serviço aos consumidores, com objetivo de que os clientes acumulem crédito para utilizar posteriormente.

Na prática, o consumidor faz uma compra online e recebe um crédito a partir dessa compra. Algum tempo depois – sempre tem um tempo de carência, por assim dizer – o cliente recebe o valor em sua conta indicada ou em crédito para realizar nova compra.

Algumas empresas que oferecem cashback

No Brasil são muitas as empresas que oferecem o sistema de cashback. Entre elas podemos mencionar algumas: Méliuz, Ame Digital, PagBank, Poup e PicPay. Cada uma com suas regras e tipos próprios de cashback.

O que é cashback e como funciona
O que é cashback e como funciona

Quais são os tipos de cashback?

Cada empresa oferece um tipo diferente de cashback, e o consumidor precisa ficar atento antes de realizar a compra. Alguns permitem que o consumidor recebe, de fato, o dinheiro de volta em sua conta bancária.

Mas nem todos os tipos de cashback são assim. Alguns outros tipos apenas permitem que o dinheiro fique “guardado” numa espécie de carteira digital que o consumidor poderá utilizar em compras futuras.

Um outro tipo é o chamado de “cashback social”. Neste caso, ao invés dos valores retornarem para sua fonte, ou seja, o consumidor, são destinados a instituições carentes. O consumidor pode indicar qual instituição quer ajudar.

Como começou o sistema de cashback?

Você vai ficar espantado, mas o sistema de cashback começou lá no ano de 1998 com a empresa Ebates, fundada por ex-procuradores distritais. A, posteriormente, empresa foi vendida para a japonesa Rakuten que atuava no comércio eletrônico.

Mas aqui no Brasil a pioneira foi a Méliuz, que trouxe o sistema para o país em 2011, mas que ficou mais conhecida em 2019. O objetivo é implementar um modelo de recompensa mais vantajoso que os programas de fidelidade e pontos que eram oferecidos pelas lojas.

O que é cashback e como funciona
O que é cashback e como funciona

Como funciona o cashback na prática?

O cashback nada mais é do que um incentivo para que o consumidor realize a compra do produto, pois sabe que terá parte do valor de volta. Isso faz com que o produto fique mais barato para o consumidor e a empresa aumenta o número de vendas.

Cada empresa terá uma política diferente para o cashback. Normalmente, trabalham com porcentagem seja para cada produto ou para todo o site da loja. Os descontos podem variar de 0,5% a até 100% em alguns casos.

Mas o que as empresas ganham com isso?

A maior vantagem desse sistema de cashback para as empresas, sem dúvida, é impulsionar as compras e aumentar sua receita, além de fazer crescer a visibilidade das lojas, que passam a anunciar nas grandes plataformas de oferecem esse tipo de serviço.

O que é cashback e como funciona
O que é cashback e como funciona

O cashback é seguro?

O sistema de cashback é sim muito seguro. Contudo, o consumidor deve ficar muito atento ao site onde está realizando a compra. Existem alguns por aí que são fraudulentos e não cumprem com o prometido.

Cashback da Méliuz

Por ser a mais antiga empresa de cashback no Brasil, a Méliuz conta com mais de 1.600 lojas parceiras em seu catálogo. Estão incluídas grandes varejistas nessa lista, bem como outros empreendimentos menores que atuam apenas online.

O consumidor pode recuperar o dinheiro de forma online – transferência para conta bancária – ou em lojas físicas. Mas para isso precisa acumular pelo menos R$ 20,00 de crédito. A transferência, neste caso, não tem nenhum custo adicional.

Cashback do PagBank

Já no caso do PagBank, existem apenas algumas possibilidades de ganhar cashback:

  • Abastecendo nos postos Shell
  • Comprando no Shopping PagBank
  • Pagando contas ou boletos de consumo em até 12 vezes com cartão de crédito de qualquer banco
  • Pagando compras com QR Code em lojas parceiras
  • Recarregando o celular pelas operadoras participantes: Claro, Oi, Tim e Vivo
  • Pagando serviços de assinatura (Google Play, Spotify e Uber) com o PagBank

O que é cashback e como funciona
O que é cashback e como funciona

Cashback da Ame Digital

Para se beneficiar do cashback da Ame Digital você precisa baixar o app, depois basta preencher com seus dados pessoais básicos. A partir disso, você pode realizar compras dentro do app, utilizando o saldo que exista ou um cartão de crédito.

Uma das vantagens do cashback da Ame é que você pode receber o dinheiro de volta mesmo nas compras em lojas físicas, e o valor fica disponível em 7 dias corridos na sua conta Ame. Nas compras online, você recebe seu cashback em até 30 dias corridos após a entrega do produto.

Cashback PicPay

No caso do cashback PicPay o usuário não pode sacar o dinheiro ou transferir para sua conta bancária, mas apenas utilizar o valor creditado para realizar novas compras ou pagar outras pessoas que possuam conta no PicPay.

O PicPay, atualmente, oferece um cashback de até 5% do valor gasto numa compra online utilizando o cartão de crédito, sendo possível recuperar um valor máximo de R$ 50,00.

Cashback Banco Inter

A instituição mais recente no mundo dos cashbacks é o Banco Inter. Se você fizer compras dentro do Inter Shop pode ganhar cashback de até 20% do valor do produto adquirido.

São mais de 200 lojas que fazem parte das parceiras da financeira. E você nem precisa ser correntista para fazer a compra e se beneficiar do programa. Aproveite esses benefícios e economize um bom dinheiro.

Sistema financeiro aberto: conheça o open banking
Atualmente, as formas de negociações financeiras, comunicações e relacionamentos de clientes, estão cada vez mais acessíveis, e com isso, um grande leque de oportunidades é...
O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...
Entenda o que é COE, o Certificado de Operações Estruturadas
Entre os tipos de COE existentes, podemos citar os dois grandes grupos existentes, sendo eles o COE com Capital Garantido e o COE com Capital de...
Qual a coisa mais importante ao comprar ações?
Lynch ainda diz que por trás de cada papel, sempre existe uma empresa por trás, e que a mesma é a chave para a valorização daquela ação. Por exemplo, a Coca Cola tem um...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...