buscar

Onde investir de acordo com sua meta de vida

Se você já passou da fase da sua vida de criar sua reserva de emergência (cerca de seis meses do seu salário guardado) e quer dar um próximo passo na sua vida, chegou a hora de começar a diversificar os investimentos.

Economia
3 meses atrás
Onde investir de acordo com sua meta de vida

Cada pessoa tem uma meta para a qual vai juntar dinheiro, seja ela para comprar um imóvel, um veículo, ter filhos ou até mesmo para quitar suas dívidas. Hoje, vamos te mostrar os melhores lugares para investir seu dinheiro de acordo com seu planejamento de vida, variando desde o curto prazo até aqueles planos para mais de 10 anos.

Casa própria

Adquirir a casa ou apartamento próprio é o sonho de muitos brasileiros, muitos almejam a compra do seu próprio canto e para isso já começam a economizar muito tempo antes da compra do imóvel para dar uma alta entrada ou até mesmo comprar o apartamento a vista.

Adquirir a casa ou apartamento próprio é o sonho de muitos brasileiros
Adquirir a casa ou apartamento próprio é o sonho de muitos brasileiros

Vamos levar em consideração que, por ser um valor muito alto, o tempo para juntar o montante é maior, então é necessário um investimento onde você deixe guardado por muito tempo sem mexer no mesmo.

Algumas opções boas podem ser investir no Tesouro IPCA, em CDB/LCI/LCA, fundos multimercado, fundos de ações, fundos imobiliários e ações. Ambos são investimentos com alta rentabilidade para o longo prazo, pois no curto prazo existem inclusive as chances de perder dinheiro.

Viajar

Preparar uma viagem inesquecível com a família pode demandar mais do que tempo para programar tudo, mas também dinheiro! Para que tudo saia nos conformes como você sempre imaginou, investir para que esse sonho se torne realidade é necessário.

Preparar uma viagem inesquecível com a família pode demandar mais do que tempo para programar tudo
Preparar uma viagem inesquecível com a família pode demandar mais do que tempo para programar tudo

Por serem investimentos de curto prazo, é interessante você investir em CDB/LCI/LCA contanto que o vencimentos dos mesmos seja de no máximo dois anos ou o tempo que você espera para sua viagem ou até mesmo fundos de renda fixa que estejam pagando cerca de 110% do CDI, uma outra alternativa segura para economizar para a viagem e ainda fazer o dinheiro trabalhar para você.

Carro ou moto

Adquirir um veículo depende muito da pessoa e de seu planejamento. Enquanto alguns podem esperar mais tempo, outros precisam de um carro em um período relativamente curto. Então, como proceder?

Adquirir um veículo depende muito da pessoa e de seu planejamento
Adquirir um veículo depende muito da pessoa e de seu planejamento

Primeiramente estabeleça a meta de tempo que você vai economizar para ter seu carro. Com isso definido, pense que colocar em investimentos muito arriscados pode não valer a pena visto que você tem a necessidade de tirar o dinheiro em um prazo curto para investimentos de maior risco. Portanto, considere investir em fundos de renda fixa ou até mesmo em um CDB que expire no prazo que você pretenda comprar seu carro.

Filhos

Planejar o nascimento de um filho ou até mesmo a criação de uma reserva de dinheiro para o mesmo são coisas que a grande parte dos pais fazem. Alguns investem em fundos, outros na previdência privada, mas o melhor investimento que você pode fazer pensando em seus filhos é outro completamente diferente!

Planejar o nascimento de um filho ou até mesmo a criação de uma reserva de dinheiro para o mesmo são coisas que a grande parte dos pais fazem
Planejar o nascimento de um filho ou até mesmo a criação de uma reserva de dinheiro para o mesmo são coisas que a grande parte dos pais fazem

Se o seu planejamento for os filhos, pense em investir no Tesouro IPCA, pois o mesmo rende mais do que os planos de previdência privada que estamos acostumados a ver e sempre ganha da inflação, gerando maiores ganhos. Mas vale lembrar que o investimento não deve ser feito no IPCA com juros semestrais, mas sim no IPCA comum.

Independência financeira

Ter investimentos que te gerem todo mês o que você precisa para viver é o sonho de todos! Afinal, quem nunca se pegou pensando em ganhar dinheiro sem precisar trabalhar nunca mais?

Você já tem reserva de emergência e não sabe o que fazer agora?
Você já tem reserva de emergência e não sabe o que fazer agora?

Para isso que muitas pessoas guardam dinheiro: para que possam ter sua independência financeira! Mas existe algum investimento melhor para isso? A resposta é que não exatamente, afinal seu perfil de investidos pode variar muito.

Sempre é valido investir uma parte em um CDB de um pequeno banco de investimentos (pode achar nas corretoras) pois pagam bem mais do que os dos bancos tradicionais. Caso você esteja querendo diversificar, você pode investir tanto em investimentos mais conservadores como Tesouro Selic e Fundos de Renda Fixa ou até mesmo investimentos agressivos como Ações e Fundos Multimercado, tudo varia com o seu perfil de investidor.

Empreender

Outro sonho que os brasileiros têm muito é de empreender. Poder ter o seu próprio negócio é uma meta que muitos estabelecem e para isso os mais organizados já se preparam para investir em um futuro negócio.

Outro sonho que os brasileiros têm muito é de empreender
Outro sonho que os brasileiros têm muito é de empreender

Mas antes de pensar em investir para guardar, você tem que se lembrar da sua reserva de emergência. Lembra quando disse que era de seis meses do seu custo de vida? Pois bem, neste caso você deve aumentar para no mínimo 12 meses, tempo que leva até seu negócio vingar. E também se lembre de nunca misturar seu dinheiro da reserva para pagar coisas do seu negócio, pois isso pode se tornar uma bola de neve.

Agora, com a reserva de emergência já feita, procure investir em um CDB com vencimento de no máximo um ano ou até mesmo no Tesouro Selic visto que você precisará deste dinheiro para um prazo mais curto.

Quitar dívidas

Quitar as dívidas é uma parte complicada, pois muitas pessoas usam sua reserva de emergência para paga-las, sendo que esse é um dos maiores erros possíveis.

Quitar as dívidas é uma parte complicada
Quitar as dívidas é uma parte complicada

Busque sempre fazer uma outra reserva para os pagamentos em algum investimento de fácil movimentação como tesouro Selic e tente negociar suas dívidas a vista. Com isso, suas chances de ter um desconto ainda maior é muito grande.

Caixa Tem: Veja como acessar a poupança social digital
A conta de poupança social digital permite que as pessoas recebam o auxílio emergencial e outros benefícios sociais e previdenciários sem pagar qualquer tarifa de...
Bancos tradicionais ou bancos digitais, por qual optar?
Os bancos tradicionais são aqueles que você já conhece, então o Itaú; Bradesco; Banco do Brasil; Santander e Caixa, agora os digitais são: Nubank; Neon; Inter; Original;...
Dicas para economizar seu dinheiro
A parte financeira pode mexer muito com nossa cabeça, mas nela também podemos conseguir economias e até mesmo maiores receitas dependendo do caso! Por exemplo, ao você estudar...
Como comprar em brechó
Uma das principais alternativas para aqueles que querem fazer suas compras de vestuário e gastar menos é ir a um brechó. Ainda existe um certo preconceito com brechó por conta...
Quanto custa sair de casa?
Sair da casa dos pais é o sonho de muitos jovens não só no Brasil como pelo Mundo, afinal, todos querem ter um canto para chamar de seu,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...