buscar
´

Pagamento diretamente pelo celular decretará o fim das maquininhas?

Uma divulgação feita pelo presidente do Banco Inter, revelou uma solução tecnológica, onde os pagamentos com cartão poderá ser feitos pelo celular. Através da tecnologia NFC (Near Field Communication) para realizar a conexão entre o cartão e o dispositivo. A ideia está prevista para ser lançada entre o fim deste ano e início de 2020.

Economia
2 anos atrás
Pagamento diretamente pelo celular decretará o fim das maquininhas?

Saiba como funciona

O Banco Inter não usará os aparelhos de PoS tradicionais, o novo plano da instituição é que o comerciante faça uso do próprio celular como maquininha. O empreendedor baixar o aplicativo do Inter, e com apenas dois passo já conclui a transação.
Será preciso só preencher os dados da compra, como o valor e se a transação vai ser no débito ou no crédito, e em seguida, só posicionar o cartão do cliente na frente do leitor NFC do celular e pronto. O serviço é semelhante ao Apple Pay, que já tem suporte para cartões de débito e crédito dos maiores bancos do país. Porém, essa função é válida para smartphones que tenha comunicação por aproximação (NFC) embarcada.

O plano de atuação

O Banco Inter quer revolucionar a indústria de meios de pagamentos, e por isso anuncia serviço de maquininha digital para comerciantes, com o intuito de dispensar o uso de dispositivos físicos e realizar as operações financeiras diretamente do celular do pequeno empreendedor.

O serviço ficará disponível para clientes com contas de pessoa jurídica. As taxas exercidas sobre o serviço ainda não foram definidas, mas haverá uma redução de custos ao cliente, por não fazer uso físico das maquininhas.
A iniciativa surgiu como parte de um plano da fintech para atrair pessoas jurídicas. O Banco Inter não confirmou se atuará como credenciadora de cartões ou se fará parceria com outra instituição.
No entanto, o que está impedindo o crescimento desse novo projeto, é o fato de que apenas alguns clientes do Banco Inter tem cartão com tecnologia NFC. Mas a estimativa até a data de lançamento, é que pelo menos 30% da base terá cartão com NFC.

Atualmente, o Banco Inter tem em média 2,5 milhões de clientes, são cerca de 10 mil correntistas a cada dia útil. O sucesso e crescimento do Inter atraiu mais fundo de investimentos, o japonês Softbank adquiriu 8% do capital do banco por R$ 760 milhões. Com isso, disparou ainda mais os lucros da instituição, chegando a faturar cerca de R$ 33 milhões no segundo trimestre deste ano.

*Com informações do OlharDigital e Starse.

Sistema financeiro aberto: conheça o open banking
Atualmente, as formas de negociações financeiras, comunicações e relacionamentos de clientes, estão cada vez mais acessíveis, e com isso, um grande leque de oportunidades é...
O que é cashback e como funciona
Você já deve ter visto que algumas lojas virtuais oferecem uma parte do dinheiro da compra de volta através do sistema de cashback. Isso que parece impossível, na verdade pode...
O que faz um Market Maker
Um market maker pode ganhar dinheiro através do que chamamos de “dar liquidez ao mercado” e de spread....
Como funciona o Preço Médio na Bolsa de Valores
O preço médio é a média ponderada do preço de aquisição de determinado ativo, representando preço médio de aquisição, usado para calcular o lucro de uma operação,...
Entenda o que é COE, o Certificado de Operações Estruturadas
Entre os tipos de COE existentes, podemos citar os dois grandes grupos existentes, sendo eles o COE com Capital Garantido e o COE com Capital de...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...