buscar
´

Parece maluco, mas não é: entenda o empréstimo com juros negativos

Não dá nem para acreditar, mas no Jyske Bank, o terceiro maior banco dinamarquês, é possível fazer empréstimo e pagar uma valor menor do que pegou.

Economia
2 meses atrás
Parece maluco, mas não é: entenda o empréstimo com juros negativos

Entenda a lógica por trás de todo o negócio

Normalmente os bancos ganham lucros pelos juros cobrados em cima do valor emprestado, mas com o banco dinamarquês foi diferente, lançou o primeiro empréstimo com juros negativos. O Jyske Bank oferece linha de crédito cobrando juros de -0,5% ao ano, ou seja, a cada ano que a pessoa fica com o dinheiro, o saldo devedor se torna 0,5% menor. No entanto, o empréstimo precisar ter duração máxima de 10 anos, e só serve para comprar imóvel.

Exemplo

A moeda usada na Dinamarca é a coroa, então supondo que a pessoa comprar um apartamento de 300 mil coroas dinamarquesa, aproximadamente 184 mil reais, e for pagando as prestações mensais, ao final do financiamento ela terá quitado o imóvel por 285 mil coroas dinamarquesa, que equivale a 174 mil reais, ou seja, 10 mil reais a menos do que pegou emprestado no início, em comparação com a moeda real do Brasil. Um caso bem ao contrário de como é feito aqui no Brasil.

Como funciona

Quem não sabe o porque disso deve achar que esse tipo de negócio seja um loss leader, isto é, um produto ou serviço que uma empresa oferece com prejuízo, almejando apenas conquistar consumidores fiéis, que um dia possa lucrar com eles.

Mas não é isso, o Jyske Bank oferece empréstimo a juros negativos porque, na prática, ele também pega o dinheiro com juros negativos, pois, o Banco Central da Dinamarca oferece empréstimos a -0,65% anuais para os bancos. E com isso, o Jyske acaba lucrando com a diferença entre essa taxa. A novidade é que agora, os juros negativos que antes era liberado apenas para os bancos, também estará disponível para as pessoas comuns.

Por que a Dinamarca tem juros negativos?

É uma tentativa de estimular a economia. Essa ideia também se aplica aos depósitos, que passa a descontar 0,6% por ano do dinheiro parado em conta corrente, porém só será válido para quem tiver mais de 7,5 milhões de coroas dinamarquesa na conta, correspondendo a 5 milhões em reais. Com isso, as pessoas movimentará seu dinheiro, gastando ou investindo, contribuindo com o aumento da economia.

Desde 2014 o Banco Central Europeu (ECB) trabalha com juros negativos, em 2016 o governo japonês também passou adotar essa prática e estão pagando -0,18% ao ano.

Juros abusivos são terríveis para a economia, mas por outro lado, os juro negativo, também não é a bonança que aparenta, e indica um país com crescimento fraco, estagnado, ou em recessão.

A partir de 1 de dezembro de 2019…

A partir de 1 de dezembro de 2019, o Jyske Bank introduzirá taxas de juros negativas para clientes particulares com mais de 7,5 milhões de coroas dinamarquesas. Isso é anunciado por Anders Dam, CEO do Jyske Bank, em conexão com as contas semestrais do banco.

Anders Dam explica na entrevista que o Jyske Bank está agora assumindo a consequência do nível de juros muito baixo:

“O ambiente de taxa de juros negativa caracterizou o mercado dinamarquês quase continuamente por 7 anos. Sempre acreditamos que as taxas de juros negativas eram temporárias. Agora acaba sendo mais permanente. A expectativa é de que haja taxas de juros negativas nos próximos 8 anos. Nossos depósitos para clientes particulares aumentam em alguns bilhões. coroas a cada trimestre. Temos um grande déficit nesses depósitos. Portanto, intervimos e estabelecemos um limite superior de 7,5 milhões de DKK. coroas ”, diz Anders Dam, CEO do Jyske Bank.

*Com informações da Super e Jyske Bank.

Como consultar e receber o pagamento do PIS e Pasep
O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta...
Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente
Segundo o presidente (ditador) da China, Xi Jinping, ninguém poderá parar o povo chinês de avançar. Essa frase foi dita por Mao Tsé-Tung no mesmo local onde fora fundada a...
Como consultar o saldo FGTS pelo aplicativo da Caixa
Desde que foi anunciado que o FGTS estaria disponível para ser sacado por todos os trabalhadores que tem direito ao mesmo, muitos ficaram extremamente ansiosos com o que poderiam...
Receita liberou o quinto lote de restituição do IRPF 2019
A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote de...
Consultar FGTS e Saque-aniversário: poderei sacar meu FGTS todo ano?
Uma comemoração para muitos brasileiros é a chance de poder complementar a renda anual com o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da primeira retirada...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...