buscar

Quanto custa sair de casa?

Sair da casa dos pais é o sonho de muitos jovens não só no Brasil como pelo Mundo, afinal, todos querem ter um canto para chamar de seu, correto?

Economia
1 mês atrás
Quanto custa sair de casa?

Mas não se iluda pensando que sair da casa dos seus pais é uma tarefa fácil e muito menos barata! Para morar sozinho é preciso muito planejamento, reserva de dinheiro e decisão do que vai ser feito, caso contrário isso pode culminar no seu colapso financeiro e a volta até a estaca zero novamente.

Análise os custos

Se você está pensando que para sair de casa os custos são apenas o aluguel, o condomínio e talvez a conta de água e de internet, você está muito enganado! Aliás, essa falsa premissa é que engana muitas pessoas quando tomam a decisão de irem morar sozinhas.

Se você está pensando que para sair de casa os custos são apenas o aluguel, o condomínio e talvez a conta de água e de internet, você está muito enganado!
Se você está pensando que para sair de casa os custos são apenas o aluguel, o condomínio e talvez a conta de água e de internet, você está muito enganado!

É preciso estudar absolutamente tudo de onde você vai morar: Se é um lugar maior, se é mais bem localizado, se o imóvel possui alguma comodidade que os outros não possuem. Enfim, quanto melhor for o imóvel, mais caro ele irá custar.

Também é valido lembrar que o processo de mudança, seja um financiamento ou um aluguel, vem com vários custos adicionais embutidos, que podem ser ou fixos ou de início!

Custos Fixos

O próprio nome já da uma bela explicação de como classificá-los: São custos que todo mês você terá que arcar para se manter vivendo sozinho!

Morar sozinho vai muito além de bancar as principais contas do mês!
Morar sozinho vai muito além de bancar as principais contas do mês!

Estes custos geralmente pesam mais a longo prazo por conta de terem que ser pagos por um período muito longo de tempo. Entre eles, podemos citar o próprio aluguel/financiamento, IPTU, condomínio, contas de água, luz, gás e internet, alimentação, manutenção e até mesmo o quanto você irá gastar para se deslocar até o trabalho.

Quando colocados na ponta do papel todos esses gastos, pode parecer pouco, mas quando pensado a longo prazo, podem ser bem maiores do que o esperado.

Custos de início

Enquanto os custos fixos são mais extensos, os custos de início costumam ser bem mais altos, porém para serem pagos o quanto antes para evitar que sua vida financeira vire uma bola de neve.

Os custos de início são caracterizados a partir do momento em que você decide morar sozinho, afinal, você vai precisar de móveis, eletrodomésticos e uma cama ao menos. Isso sem contar em talheres, pratos, panelas e outros afins como lençol, produtos de limpeza e roupas de cama.

A primeira vista, a pessoa acha que se parcelar tudo em várias vezes pode acabar não pesando tanto cada parcela, porém com dívidas com mais tempo a serem pagas e a quantidade de coisas somadas com os custos fixos, pode acabar dando muito errado.

Não de o passo maior que a perna!

Essa é a principal dica entre todas! Observe o seu momento de vida, tenha uma reserva de dinheiro e coloque no papel tudo sobre morar sozinho como o lugar que você quer, quanto quer gastar, os móveis que você vai precisar e o mais importante: Se o seu dinheiro te permite isso.

Você precisa entender quanto você custa hoje, quanto sua nova vida vai custar e precisa considerar todos os custos iniciais desta mudança!
Você precisa entender quanto você custa hoje, quanto sua nova vida vai custar e precisa considerar todos os custos iniciais desta mudança!

Caso você consiga, vá em frente e conquiste sua liberdade! Agora, caso a resposta seja negativa, economize dinheiro para essa sua meta e comece a se planejar para que em um futuro próximo esse sonho se torne realidade e não tenha nenhum risco de se tornar um pesadelo!

Caixa Tem: Veja como acessar a poupança social digital
A conta de poupança social digital permite que as pessoas recebam o auxílio emergencial e outros benefícios sociais e previdenciários sem pagar qualquer tarifa de...
Bancos tradicionais ou bancos digitais, por qual optar?
Os bancos tradicionais são aqueles que você já conhece, então o Itaú; Bradesco; Banco do Brasil; Santander e Caixa, agora os digitais são: Nubank; Neon; Inter; Original;...
Dicas para economizar seu dinheiro
A parte financeira pode mexer muito com nossa cabeça, mas nela também podemos conseguir economias e até mesmo maiores receitas dependendo do caso! Por exemplo, ao você estudar...
Como comprar em brechó
Uma das principais alternativas para aqueles que querem fazer suas compras de vestuário e gastar menos é ir a um brechó. Ainda existe um certo preconceito com brechó por conta...
Por que os bancos querem suas chaves do Pix? Entenda
Novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas, o Pix vai funcionar de forma parecida com as transferências DOC e TED. A vantagem é...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...