buscar
´

Vale a pena fazer a importação da China?

Com certeza importar um produto da China terá um custo menor que o preço do mesmo produto no Brasil. Isso se deve a vários fatores, o mais evidente é a mão de obra extremamente barata no país. Contudo, existem riscos ao se fazer um compra da China. Saiba como diminuir esses riscos e evitar a taxação alfandegária indevida.

Economia
4 semanas atrás
Vale a pena fazer a importação da China?

Escolha bem o produto

Antes de mais nada, é preciso escolher bem o produto pretendido. Boa parte dos produtos chineses são apenas réplicas – às vezes cópias grosseiras – de produtos de marcas mais conhecidas por nós. Por isso, é preciso procurar bem o produto que você realmente quer comprar.

Compre de um site que entrega diretamente no Brasil

Uma das formas mais garantidas de receber o produto que você comprou é realizar a compra em sites chineses que fazem entrega para o Brasil. Quando se trata de compra para consumo próprio (consumidor final) temos como uma das principais opções o DealExtreme, que vende um pouco de tudo.

O problema é que ele não trabalha com as marcas conhecidas que temos no Brasil. A vantagem, porém, é que eles colocam na embalagem o selo “gift” (presente) e não deixam à vista o logotipo da marca. Isso aumenta muito as chances do produto não ser barrado na alfândega.

Importar da China para vender no Brasil

Se pelo contrário sua intenção é comprar na China para vender no Brasil, um dos sistemas que mais tem sido utilizados é o do Drop Shipping. Esse método é ótimo porque a pessoa não precisa ter os produtos em estoque, os distribuidores entregam o produto diretamente ao consumidor final.

Ou seja, você deixa à disposição produtos que ainda estão com seu distribuidor (China) e quando a pessoa compra o distribuidor é acionado e envia diretamente para a pessoa que comprou. Parece maravilhoso, e de fato é, desde que você tenha um distribuidor de confiança. Isso pode ser um pouco difícil a essa distância. A questão é tentativa e erro até encontrar alguém que realmente faça funcionar.

Existe curso?

Sim, existem cursos que ensinam como utilizar a técnica do Drop Shipping de modo profissional e eficiente, indicando inclusive os melhores fornecedores e distribuidores em cada área. Um desses cursos é oferecido pela Academia do Importador.

O curso é muito didático, e mesmo que você não saiba nada sobre importação, aprenderá as técnicas de como ter sucesso em seu empreendimento, e de modo muito acelerado. É um investimento que vai lhe economizar muito dinheiro, vale a pena.

Sites que entregam no Brasil

A seguir apresentamos a lista de 10 sites que realizam a entrega dos produtos no Brasil:

Alibaba: um dos mais famosos sites de compra na China, na ativa desde 1999. Aqui existe um pouco de tudo, desde eletrônicos, itens para esporte, joalheria, roupas, e até mesmo itens para carros. O diferencial é que além de comprar produtos você também pode anunciá-los, mais ou menos como no “Mercado Livre” ou na “OLX”.

AsiaTronic: aqui a especialidade são os eletrônicos e acessórios de informática em geral. Como principal vantagem temos a de que o site permite fazer a compra parcelada no cartão e está em português. Já existe há mais de 5 anos e funciona relativamente bem, exceto pelo prazo que às vezes atrasa e a comunicação com o cliente que ainda é um pouco falha. Mas no geral também atende bem as necessidades.

Bang Good: o site oferece um pouco de tudo, mas está apenas em inglês. A vantagem é que tem como forma de pagamento o Paypal, cartão de drédito e até boleto bancário.

DealExtreme: como já dissemos acima, esse é uma das melhores opções para a compra de produtos que não exijam ser da marca oficial, como por exemplo capinhas de celular, acessórios de informática, roupas, maquiagem, ou até mesmo aparelhos eletrônicos para quem não faz questão de marca. Até itens para casamento, como vestido de noiva, eles oferecem. O site tem várias opções de pagamento e conta com versão em inglês, português, espanhol e francês.

MiniIn TheBox: nesse site, além dos itens de informática que não poderiam faltar num site chinês, a oferta de bijuterias é bem grande. Ele oferece serviço em mais de 50 países, e entre eles o Brasil, e tem versão em português que conta com conversor de moedas.

Panda Will: nesse site o destaque fica com itens da categoria “automotivos”, ou seja, acessórios para carros. Também tem uma grande oferta de itens para atividades ao ar livre, atividade física e outros esportes. Também aqui existem muitas reclamações quanto aos prazos de entrega, mas é uma regra geral de compras feitas na China que o produto demora mesmo, não tem como escapar.

Play-Asia: aqui entramos no mundo do gamers. O site oferece um enorme catálogo de jogos para os mais diversos consoles, bem como uma grande quantidade de acessórios. Nele, porém, apenas o menu está em português.

TinyDeal: esse também é um ótimo canal de compras, com itens os mais variados, como tablets, câmeras, relógios, isqueiros e muitos outros. Uma das principais vantagens é que o pagamento pode ser feito pelo Paypal, o que facilita recuperar o dinheiro se o produto vier com defeito. O site é bem organizado e conta com versão em português. O problema é que eles demoram um pouco para entregar.

Como consultar e receber o pagamento do PIS e Pasep
O abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) do calendário 2019/2020 começa a ser pago nesta...
Como a China quer ser mais desenvolvida economicamente
Segundo o presidente (ditador) da China, Xi Jinping, ninguém poderá parar o povo chinês de avançar. Essa frase foi dita por Mao Tsé-Tung no mesmo local onde fora fundada a...
Como consultar o saldo FGTS pelo aplicativo da Caixa
Desde que foi anunciado que o FGTS estaria disponível para ser sacado por todos os trabalhadores que tem direito ao mesmo, muitos ficaram extremamente ansiosos com o que poderiam...
Receita liberou o quinto lote de restituição do IRPF 2019
A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote de...
Consultar FGTS e Saque-aniversário: poderei sacar meu FGTS todo ano?
Uma comemoração para muitos brasileiros é a chance de poder complementar a renda anual com o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além da primeira retirada...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...