buscar

Veja como pagar menos conta de luz

A conta de luz sempre pode nos trazer surpresas, sendo elas 99% das vezes negativas, com você tentando entender de onde saiu todo aquele valor que veio na conta e que você terá que pagar.

Economia
4 semanas atrás
Veja como pagar menos conta de luz

Hoje vamos te mostrar simplesmente tudo o que você precisa saber sobre a conta de luz, desde como ela é cobrada até os impostos e taxas embutidos que somos cobrados e não sabemos!

Como é cobrada a energia?

Antes de saber sobre a conta, é importante ter informação de como a companhia de energia elétrica sabe exatamente o quando você gastou, não é mesmo?

Em todas as casas ou apartamentos existem os famosos reloginhos de gasto de energia elétrica que funcionam como um hodômetro, ou seja, conforme mais vai usando mais vai aumentando.

E para saber quanto de conta mandar para cada um, existe uma pessoa que é chamada de Leiturista que vai na sua casa ou em seu condomínio para ver o quanto está marcando naquele relógio.

Em muitas vezes, os relógios ficam para fora da casa e os leituristas sequer precisam entrar na mesma para medir. Agora, se não for o caso, ele irá entrar e fazer a medição. Na conta de luz sempre aparece a data em que ele irá fazer a visita, porém se não tiver ninguém em casa, será pego a quantidade média dos últimos 12 meses e essa quantia será cobrada de você.

Todo mês você paga a conta de luz que chega na sua casa
Todo mês você paga a conta de luz que chega na sua casa

Comparando com os meses anteriores

Uma boa alternativa para você ver se o seu gasto de luz esse mês foi muito alto ou se está na média é acompanhar o consumo dos meses anteriores.

Funciona de uma maneira simples: Basta olhar aquele gráfico e comparar com as últimas contas de um período de um ano, assim você poderá saber se o seu gato aumentou e, caso tenha aumentado, ter consciência de que deve reduzir o consumo o quanto antes!

Uso do sistema de distribuição

Você sabia que você paga literalmente pelo transporte da energia até a sua casa? Além de pagar a energia em si, você desembolsa um valor para todo o sistema que faz a energia chegar até a sua casa.

Ele tem o nome de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), pode ser visto na conta de luz logo na primeira linha daquelas letrinhas miúdas e tem aumento proporcional com o uso, ou seja, quanto mais energia você utiliza, mais ela precisará ser transportada, logo mais dessa taxa você irá pagar! E mesmo que você não utilize a energia elétrica naquele mês, ainda assim a taxa será cobrada pela instalação da mesma.

Tarifa de energia e as bandeiras

As tarifas de energia (TE) apresentam o quanto de energia foi consumida e o quanto da mesma será cobrada. A conta é feita pegando a quantidade de energia que você utilizou (em kWh), multiplicam pela tarifa e chegam no valor do TE.

Mas a tarifa de energia pode vir ainda mais por conta dos adicionais, que podem vir a acrescentar ainda mais valor. Geralmente essas cobranças acontecem quando a geração de energia comum está em baixa e é preciso utilizar outro meio mais caro de produzir a energia. Essas tarifas são divididas em três bandeiras: Verde, amarela e vermelha.

Na bandeira verde, nenhum adicional é cobrado, enquanto na bandeira amarela, a cada 100 kWh é cobrado 1,50 a mais da tarifa. Já a bandeira vermelha possui dois patamares e é quando a situação de produção de energia está completamente crítica, fazendo com que no patamar 1 seja cobrado 4 reais a mais a cada 100 kWh e no patamar 2 esse valor se eleva para 6 reais!

Atitudes simples fazem você economizar
Atitudes simples fazem você economizar

ICMS e outros impostos

Mas o principal vilão que faz com que a conta de luz se torne cada vez mais cara é um imposto já conhecido dos brasileiros, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, mais conhecido como ICMS!

O ICMS é cobrado da seguinte forma nas contas de luz: Até 90 kWh, você está isento dele, entre 91 e 200, você paga12% e acima dos 200 kWh, a taxação é de 25%.

Ainda existem outros impostos em sua conta como o PIS/PASEP (contribuição para o fundo de garantia), o COFINS e outros. Mas todos eles têm algo em comum: Todos são incididos pelo ICMS!

Resumindo, se sua alíquota ficou em 12%, você deverá pagar 12% sobre absolutamente todos os outros impostos, fazendo com que a sua conta fique cada vez mais cara! No final das contas, o ICMS incidirá tanto na energia quanto nos impostos cobrados pela mesma.

O principal vilão que faz com que a conta de luz se torne cada vez mais cara é um imposto já conhecido dos brasileiros
O principal vilão que faz com que a conta de luz se torne cada vez mais cara é um imposto já conhecido dos brasileiros

COSIP

Acha que tudo que é cobrado em sua conta de luz já acabou? Pois ainda está faltando o COSIP.

O COSIP nada mais é do que a taxa de contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública. Ou seja, a luz da sua rua é paga por você por meio deste imposto! O valor cobrado pode variar de estado para estado e de imóvel para imóvel e o mesmo é revertido diretamente para o governo.

Como pagar menos na conta?

Agora com todas essas informações, como podemos pagar menos pela conta de luz?

A resposta é bem simples: Economizando energia em ações básicas! Desligando a luz quando sair do ambiente, desligar os aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados da tomada, utilizar a luz do sol enquanto de dia entre várias outras ideias de economia de luz.

No final das contas, o que importa é deixar de pagar o ICMS, mas se não tiver como escapar, tentar pagar o menos possível!

Como ter sua conta poupança
A poupança é o investimento mais popular no Brasil, sendo a escolha de 65% dos brasileiros. A poupança trata-se de uma conta para guardar dinheiro, mas também pode ser usada...
Dicas sobre Minimalismo na sua vida econômica
O hábito de investir é extremamente presente na vida dos minimalistas, afinal eles também precisam do dinheiro para sobreviver. Além disso, o dinheiro tem um papel fundamental...
Coisas que você não precisa pagar nunca
Esse direito é desconhecido por algumas pessoas, só é valido em alguns estados mas é extremamente vantajoso: Você sabia que doadores de sangue tem direito a meia...
Onde investir de acordo com sua meta de vida
Preparar uma viagem inesquecível com a família pode demandar mais do que tempo para programar tudo, mas também dinheiro! Para que tudo saia nos conformes como você sempre...
A meta para a renda extra
Existem várias formas de se fazer uma renda extra, cabendo a você decidir pelo tempo de dedicação a atividade e aos seus clientes. Com o dinheiro em mãos para investir, veja...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...