buscar

Vender o Tesouro Direto antes do vencimento é uma boa ideia?

Você sabe o que é o Tesouro Direto e como ele funciona? Se não, fique até o final dessa matéria que iremos explicar o que ele é, e como manusear esse tipo de investimento de renda fixa, contando se vale a pena ou não tirar ele antes do vencimento.

Economia
1 mês atrás
Vender o Tesouro Direto antes do vencimento é uma boa ideia?

Muitas pessoas possuem diversas duvidas e medos obscuros sobre os investimentos, porém, ele não é um bicho de sete cabeças, e quando você toma conhecimento do assunto você passa a ter mais segurança para comprar e vender títulos, basta ter força de vontade para aprender.

O Tesouro direto é uma das diversas modalidades que existem na renda fixa, portanto, você possui muitas opções para escolher qual dessas categorias se encaixam melhor com as suas propostas, seja por um objetivo de curto, médio e longo prazo.

Primeiramente, o que é o Tesouro Direto?

Tesouro Direto
Tesouro Direto

O tesouro, assim como outras modalidades da renda fixa, funcionam como uma forma de “troca”, onde você emprestará o dinheiro para o governo e acabará recebendo uma remuneração por isso. Portanto, ele foi desenvolvido para que pessoas físicas consigam vender e comprar títulos públicos e etc.

O tesouro direto como falamos anteriormente é uma modalidade de renda fixa, então isso significa que é um tipo de investimento de maior segurança, e excelente pra quem está começando a investir mas tem medo de perder dinheiro, pois com essas categorias isso não acontece.

Além das características de segurança do seu dinheiro, você pode escolher o tesouro que mais se adequa com os seus objetivos, também consegue determinar se você quer ver o valor que vai receber na hora da compra ou só quando acabar, iremos explicar um pouquinho mais pra frente.

Quais são os títulos do Tesouro?

Como falamos acima, existem diversos tipos e modalidades dentro do tesouro e cada uma vai variar de acordo com os seus objetivos, então antes mesmo de comentarmos se vale a pena ou não mudar de categoria e tirar o seu dinheiro de lá, vamos conhecer alguns desses títulos para entendermos como eles funcionam.

Vamos lá, o primeiro a citarmos é o Tesouro Selic, que como o próprio nome já diz, ele é integrado diretamente com a taxa básica de juros chamada Selic, então ele sempre terá essa flexibilidade maior, podendo variar de valor tanto para mais quanto para menos.

Modalidade Pré-fixada: Essa categoria te traz a oportunidade de saber qual é o valor que você irá resgatar no final do período escolhido, então aquele valor é fixo e não muda. Dentro dela, você pode escolher a opção de juros semestrais, que é uma quantia que você recebe a cada 6 meses.

Modalidade Pós-Fixada: É uma categoria onde o valor investido é modificável, tanto para mais quanto para menos, então você não sabe quanto vai resgatar no momento da compra, um exemplo de tesouro é o Selic, que você não saberá se ele permanecerá no mesmo valor daqui a um bom tempo.

Modalidade Híbrida: Essa categoria tem tanto a parte fixa, quanto a parte “instável”. Esse é o caso do Tesouro IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) + uma parte fixa. Uma coisa importante é, você sempre irá ganhar o valor maior do que a inflação, porém esses preços podem variar.

Vale a pena tirar o dinheiro do Tesouro e migrar para outro investimento?

As modalidades do Tesouro vão variando, e de acordo com os objetivos pessoais, é preciso conhecer e estar atento aquilo que agrada você. Então não há uma resposta correta para isso, é preciso que você analise o rendimento do título e veja se ainda está dentro de suas condições.

Para você efetuar essa análise, você precisará acessar a calculadora do Tesouro Direto e colocar o nome do título, data do investimento, data do vencimento, valor líquido atual e valor que você irá receber no futuro. Assim que você preencher os dados aparecerá uma tabela com todas as informações.

O que irá te interessar, é o valor futuro, então você precisará analisar se o valor futuro está condizendo com as suas expectativas, se você perceber que a porcentagem de ganho em outro tipo de modalidade vale mais a pena, ai sim você pode migrar, mas se ver que aquilo condiz com os seus objetivos, o mantenha no mesmo investimento.

Simule e Invista

É sempre importante conhecer o caminho em que você está pisando, e no mundo dos investimentos isso é essencial! Portanto, faça uma simulação do seu objetivo, colocando a data do vencimento, o valor inicial, a modalidade e calcule para encontrar o que mais se adequa com as suas metas.

Quando você simula, você acaba entendendo como é que vai funcionar aquele investimento para você, e verá que em algumas modalidades podem ou não ser melhor do que as outras, tudo depende do porquê você quer aquele investimento.

E nada melhor do que praticar não é mesmo? Aprenda investindo conforme o seu perfil de investidor, assim, você terá um pouco mais de noção sobre cada uma dessas modalidades, e perceberá qual rende mais ou qual irá render menos. Não tenha medo, pesquise, estude e invista!

*Com informações do Tesouro Direto.

Diversificar é o segredo?
Claro que não precisa ficar com o dinheiro acumulado em um só lugar, todo bom investidor sabe quando diversificar suas aplicações, para, assim, aumentar o potencial de ganhos...
O bilionário Warren Buffett
Prestes a completar seus 90 anos, Warren Buffett nos dá exemplos tanto da forma de agir como ser humano quanto como empresário. No ramo dos negócios, vemos um dos, quiçá o...
Conheça a história de Luiz Barsi Filho, um grande investidor Brasileiro
Você já ouviu falar em Luiz Barsi Filho? Ele é um dos maiores investidores Brasileiros, que tem uma história muito interessante de toda a sua trajetória, desde quando...
O que é o Open Banking?
A segunda fase está prevista para acontecer no dia 15/07/2021, que é onde o cliente poderá compartilhar todos os seus dados pessoais, inclusive CPF, endereço, telefones entre...
Erros financeiros que você faz e nem percebe
Geralmente as parcelas não podem passar de um limite de 20% do seu salário, então qualquer coisa que ultrapasse esse valor, é de se pensar 10 vezes antes de comprar. Se caso...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...